TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Uma Empresa

Casos: O Que é Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  4.308 Palavras (18 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 18

8.1 O que é uma empresa?

Uma empresa é um grupo de pessoas que se reúne e existe como instituição, que chamamos empresa, para realizar coletivamente algo que não seriam capazes de realizar individualmente, para atender a uma necessidade do cliente e visam ter um retorno financeiro com essa atividade.

Uma empresa é composta por 5 elementos citados abaixo e a combinação ideal dos elementos é a função principal do empresário. A melhor combinação possível em termos de custo, melhor aproveitamento dos recursos possível, satisfação dos envolvidos (funcionários, fornecedores e clientes) e de desempenho financeiro (lucro) e econômico (crescimento do patrimônio e aumento de valor da empresa).

O grande desafio do empreendedor ao iniciar uma empresa é justamente achar a combinação ideal desses elementos para minimizar seu custo e maximizar seu lucro porque essa combinação pode ser um grande diferencial competitivo, se conseguir uma combinação melhor do que o concorrente e colocar a empresa numa situação de vantagem competitiva sobre vários aspectos como:

- Menor custo da operação,

- Maior qualidade do produto,

- Menor uso de capital, ou uso a um custo menor,

- Maior agilidade de atendimento do cliente e entrega do produto,

- Melhor atendimento do cliente em todos os aspectos,

- Maior satisfação dos funcionários no trabalho e possibilidades de realização e crescimento profissional,

- Melhor uso dos recursos produtivos, maximizando o uso do capital investido

- Maior e mais eficiente uso da tecnologia, modernizando e facilitando as operações da empresa,

- Melhor imagem da empresa (da Marca) no mercado como uma empresa eficiente, confiável e com produto de qualidade desejado por todos.

Os 5 Elementos que Compõem uma Empresa:

1. Estrutura – a forma de organização da empresa em termo de cargos, hierarquia, e órgãos funcionais,

2. Pessoas – os funcionários que irão desenvolver as atividades necessárias dentro da empresa,

3. Processos – a forma de execução das atividades dentro da empresa,

4. Capital – o dinheiro envolvido na operação, como estoque, fluxo de caixa e investimentos.

5. Tecnologia – a tecnologia usada tanto na produção quanto no desenvolvimento dos processos da empresa e também a tecnologia da informação (TI), a informática necessária em todas as atividades da empresa.

O diferencial hoje buscado por todas as empresas é como se destacar no mercado diante da acirrada concorrência e projetar sua marca/produto para que não entre na briga do preço baixo ou para que seu produto não fique ultrapassado pelas inovações tecnológicas.

A longevidade das empresas é medida dessa eficiente combinação dos 5 elementos e da busca do diferencial competitivo. O empreendedor ao iniciar um novo negócio tem a oportunidade de começar diferente, de propor uma combinação diferenciada para enfrentar os concorrentes já posicionados no mercado, mas com combinações também já estabelecidas e às vezes de difícil re-combinação por envolver muitos interesses, quebra de status, quebra de paradigmas e mudança de toda uma cultura há anos estabelecida.

Visão empresa-máquina – a empresa máquina, como toda máquina, é insensível, operada e controlada, repetitiva e previsível e nela reina a cultura organizacional de eficiência máxima. Daí vem a expressão usada para dizer que um funcionário é importante: “você é uma peça fundamental da nossa engrenagem”.

Visão organismo vivo – como todo organismo vivo, o bom funcionamento da empresa depende vitalmente da interação com os ambientes interno e externo. O homem deixa de ser uma peça da engrenagem para ser um indivíduo autônomo, sensível e criativo capaz de transferir para a organização essas características. Capacitar a organização para um comportamento sensível, ágil e inovador requer redesenhar a empresa para que ela perceba as mudanças do cenário, processe essa mudança internamente e volte ao mercado com uma nova proposta para manter sua competitividade.

Assim a empresa do século XXI tem um novo desenho onde o papel do líder, a aprendizagem continuada, o Branding, o trabalho em equipe, a gestão do conhecimento, a gestão e criação de valor para o cliente e um desenho flexível da estrutura da empresa serão elementos definitivos para se ter competitividade.

8.2 A economia (macro-ambiente).

O empreendedor ao se lançar na iniciativa empresarial deverá entender da dinâmica da economia do seu país. Como seu negócio é afetado pelas condições econômicas de mercado.

Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. O Governo tem um papel fundamental nesse processo por ser um importante agente de controle e regulamentação dos mercados e também um agente fomentador de desenvolvimento da economia.

O crescimento econômico influencia diretamente o desempenho das empresas devido o impacto sobre a demanda de seus produtos ou serviços. A forma mais comum de medir esse crescimento é o PIB (produto interno bruto) que é o valor de mercado de todos os bens e serviços produzidos em uma economia em dado período de tempo. Outro elemento indicador importante da atividade econômica é o índice de desemprego da economia que sinaliza a entrada e saída de funcionários nas empresas e por consequência, a entrada e saída de consumidores, já que uma pessoa desempregada e sem renda irá consumir menos.

As condições do ambiente econômico são afetadas por elementos como:

- Taxa de juros – representa o custo do empréstimo do dinheiro que o empresário pode precisar para financiar seus investimentos, para levantar recursos para situações momentâneas de caixa deficitário e também para financiar as compras a prazo de seus clientes,

- Inflação – é o aumento dos preços de uma economia que afetam todos os envolvidos à medida que um aumento no custo da matéria-prima acarretará no aumento do preço de venda e com preços da economia aumentando estimula o aumento dos salários, que por sua vez, sendo um custo da empresa, afetará novamente o preço de venda,

- Impostos –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com