TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio Parcial

Por:   •  28/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso de Tecnologia em Marketing

IGOR EDUARDO PEREIRA DA SILVA

RA 2652774966

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de

Tecnologia  - Prointer I

 

Atividade  prática  supervisionada  apresentada

como  requisito  de  avaliação  na  disciplina  de

Projeto  Interdisciplinar  Aplicado  aos  Cursos

Superiores  de  Tecnologia  I  (Prointer)  no

Curso  de  Tecnologia em Marketing  da

 Universidade Anhanguera sob a orientação do (a)

Tutora EAD Eliana Oliveira Foster Reis.

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo – SP

Maio/2017

SUMÁRIO

 

 

INTRODUÇÃO.......................................................................................................Pag.3

RELATÓRIO .........................................................................................................Pag.4

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................Pag.5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................Pag.6

ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR...........................................................Pag.7

 

   

INTRODUÇÃO

 

 

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Bill Gates é considerado empreendedor por ter inovado no ramo da tecnologia, no qual desenvolveu o Sistema Operacional Windows, que é um dos sistemas mais utilizados no mundo.

O empreendedorismo está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo. Diversas startups, por exemplo, inovam-se dentro de um setor existente. Uma grande startup hoje, que teve inovações dentro de um setor existente, é a Uber, que deu novas possibilidades no mercado dos táxis.

Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços eletrónicos na área do transporte privado urbano e baseada em tecnologia disruptiva em rede, através de um aplicativo E-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada".

O conceito "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa. Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.

RELATÓRIO

 

A entrevista com o empreendedor foi muito importante, pois adquiri muito conhecimento com as experiências contadas. Pude ver que uma empresa não sobrevive apenas de experiencias boas, as vezes é necessário momentos de crise para que possa se tornar cada vez mais forte. A Tintas MC começou em 1964, com apenas uma loja de pequeno porte, no bairro da Moóca em São Paulo. O nome MC são as iniciais de Manuel e Cleyde, que tiveram a ideia de criar uma grife no varejo de tintas. Nos anos 60, os produtos que se destacavam no ramo de tintas, era a linha automotiva, no qual foi o que originou o primeiro logotipo da empresa, um calhambeque. Com essa ideia inovadora, a demanda foi grande, no que resultou na necessidade de uma loja com porte maior, onde mudaram-se para o bairro do Belém em São Paulo. Após 4 anos, Manuel convidou seu irmão Amílcar,  partir daí começaram a expandir os negócios, abrindo uma série de lojas.

Foi então, que a família partiu para um voo ainda maior, ser pioneira no layout interno e externo de lojas. Em 1975, o mercado de tintas automotivas estava defasado, porém a tinta imobiliária estava criando força no mercado. Visando isso, já com a 11ª loja, mudaram o foco para tintas imobiliárias e o novo logotipo representava prédios de São Paulo. E então, ao contrário do que muitos pensavam, esse layout arrojado, limpo, quebrou o paradigma de que tinta era coisa somente para pintores. Em 1995, mais um pioneirismo:  a Tintas MC abriu as portas da maior loja de tintas do Brasil, com uma Super Loja, Centro de Distribuição e um prédio administrativo com 11 mil e 500 metros quadrados de área construída. O logotipo novamente foi redesenhado e ganhou um desenho em sintonia com a linguagem eletrônica e informatizada dos novos tempos. Hoje, a Tintas MC com seus 53 anos de tradição, não pararam por aí. Estão com uma rede de 53 lojas próprias. Toda essa trajetória nos mostra que todo empreendimento tem que ter os seguintes fatores pra atingir o sucesso: Sonho, planejamento, ousadia, determinação e visão. É primordial o planejamento, pois se não houvesse o estudo do mercado em relação as novas tendencias, talvez  hoje a mesma não existiria como muitos concorrentes que ficaram pelo meio do caminho. O  plano  de  negócios  é  muito  importante    para  que  empreendedor  tenha  certeza  que conhece  o  negocio  em  que  quer  atuar,  ter  clareza,  pesquisar  ter  os  pés  no  chão,  objetivos, metas, saber  onde quer chegar, ter  estratégia, plano financeiro. Mediante todas informações coletas,  foi fácil desenvolver o SWOT da empresa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (760.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com