TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segredo De Luisa

Casos: O Segredo De Luisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS

DCHT – CAMPUS XVII - BOM JESUS DA LAPA – BA

RESENHA

O SEGREDO DE LUISA

BOM JESUS DA LAPA - BA

2011

Adriana Leal Sousa

RESENHA

O SEGREDO DE LUISA

Trabalho requisitado pelo Professor Adm. MBA Fabrício Lopes Rodrigues como avaliação da disciplina Empreendedorismo, UNEB - Campus XVII, Bacharelado em Administração, turma 2009.2.

UM SUCESSO REVELADO

O Segredo de Luisa, livro de trezentos e quatro páginas, dividido em seis capítulos e dois apêndices, sendo o primeiro um plano de negócios e o segundo um teste para o empreendedor, editado pela Editora de Cultura, São Paulo, sua primeira edição foi em mil novecentos e noventa e nove, com segunda edição em janeiro de dois mil e seis. O Segredo de Luisa tornou-se um Best Seller, em menos de seis anos atingiu os cem mil exemplares vendidos. Livro escrito por Fernando Dolabela, administrador de empresas, especialista na área de empreendedorismo, consultor e professor da Fundação Dom Cabral, ex-professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI-IEL Nacional), do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de várias universidades. É autor dos seguintes livros: “O Segredo de Luisa” (Cultura, 1999), “Oficina do Empreendedor “ (Cultura, 1999), “A vez do sonho (Cultura, 2000), “Boa idéia! E agora? (Cultura, 2000), Empreendedorismo: A viagem do Sonho” (AED, 2002), “Pedagogia Empreendedora” (Cultura, 2003), “Empreendedorismo: Uma forma de Ser” entre outros. O Segredo de Luisa é considerado o melhor livro de administração, ganhador do Troféu Cultura Econômica em dois mil e cinco na cidade de Porto Alegre. Neil C. Churchil (Ph. D. Professor Emeritus, INSEAD), diz que o livro é uma descoberta e que ele ensina empreendedorismo num segundo nível de detalhes, lida com aspectos relativos “ao como fazer”. Em sua opinião o livro irá estabelecer um estilo padrão a ser seguido por outros livros em muitos aspectos. Paul Prevost (Ph. D. Université de Sherbrook), considera o livro estimulante e de fácil leitura e diz que ele será um excelente instrumento em todas as iniciativas brasileiras na área de empreendedorismo.

Luisa nasceu na cidade de Ponte Nova, interior de Minas Gerais, filha de D. Maria Helena e Seu Geraldo, noiva de Delcídio, funcionário da Prefeitura de Ponte Nova. Luisa foi aprovada em seu primeiro vestibular, para Comunicação, não chegou a cursar, pois, seu pai considerava uma profissão sem futuro, mais na verdade o que ele queria era realizar o seu sonho através da filha. Devido ao ciúme que sentia de Luisa e por não suportar a ideia dela ter um nível intelectual superior ao seu, Delcídio não apoiava nem incentivava a Luisa a fazer seu curso superior. Aos vinte anos de idade Luisa cursava o quinto ano de Odontologia na cidade de Belo Horizonte. Em seu apartamento em BH Luisa oferece a um colega de faculdade um pouco da goiabada cascão feita por sua tia e madrinha Fernanda (Fernanda era para Luisa um modelo, admirava sua tia e o que mais lhe chamava a atenção era a independência que ela tinha). Diante a reação do seu colega, estando satisfeito pediu a Luisa a sobra do doce para levar pra sua mãe, algo dentro de Luisa despertou para uma nova oportunidade. Luisa começa a enxergar a goiabada cascão como a concretização de seu sonho, de ser independente, ser o ponto central de seus próprios sonhos, deixar de viver o sonho dos outros, referindo-se a sua faculdade e a seu noivado, ainda que ela mesma tivesse que construir o seu próprio mundo. Luisa começa a buscar informações sobre o assunto através de leituras, conversas com pessoas que lhe cercavam, procurava saber mais sobre fabricantes, passa também a buscar aliados para a concretização do seu sonho, sua tia Fernanda foi sua primeira “vitima”. Depois da conversa com sua tia sobre seu projeto e aconselhada por ela, procurou pessoas que realmente entendessem do assunto para dar-lhe informações necessárias para colocar em prática seu empreendimento. Luisa em sua busca encontra quatro pessoas que foram fundamentais ma sua trajetória. Pedro, professor de Empreendedorismo que lhe mostra que abrir um negócio vai muito além de somente dominar a confecção da matéria prima, mostra a Luisa que o empreendedor tem que ter foco, evitar dispersões e que o sucesso é proporcional á dedicação, o empreendedor só aprende fazendo. Eduardo, professor e consultor de Administração, que ensina e auxilia Luisa passo a passo no seu plano de Negócios. André, um empresário de sucesso, que torna-se o seu mentor em seu Plano de Negócios e uma espécie de “padrinho”. Rodrigo, namorado de Tina sua irmã mais nova, estudante de administração pela UFMG, apresenta a Luisa a Empresa Júnior, as Incubadoras de Empresas, trazendo a solução que Luisa precisava para elaboração do seu estudo de analise financeira em seu Plano de Negócio. Tendo elaborado seu Plano de Negócios, passo a passo como lhe foi instruído, Luisa corre em busca da concretização de sua empresa, encontra pela frente barreiras que em determinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com