TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sociocultural

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Aldo Vannuchi “tudo que é produzido pelo ser humano pode ser denominado como cultura”.

Vestimentas, culinária, manifestações religiosas, tradições entre muitas outras particularidades são alguns dos aspectos que a moldam.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores portugueses, responsáveis por impor o idioma falado no país, o português; juntamente com o catolicismo romano que se perdurou como religião oficial por quase quatro séculos. A população indígena e escravos africanos também tiveram grande importância para a construção da mesma e posteriormente imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses e árabes também contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Folclore, carnaval, capoeira, música, dança e culinária podem ser citadas como as maiores manifestações do país.

O Folclore é um conjunto de mitos e histórias, criados por diferentes pessoas e passado de geração em geração até os dias atuais; boitatá, boto cor de rosa, curupira, lobisomem, mula sem cabeça, saci pererê entre outros, são as principais histórias do folclore brasileiro. O termo folclore usado para designar genericamente usos e costumes típicos de uma determinada sociedade nos foi introduzido no final do século XIX, pelo anglo-saxão W.J.Thomas, se originou da palavra “folk” significado para povo e “lore” significado de ciência, sendo assim a ciência do povo.  

[pic 1]

Figura X. Imagem saci Pererê.

(Fonte: lendasfolcloricas.blogspot.com, 2015)

[pic 2]

Figura X. Imagem mula sem cabeça.

(Fonte: lendasfolcloricas.blogspot.com, 2015)

O Brasil também conta com danças folclóricas, ligadas diretamente aos aspectos religiosos, lendas, fatos históricos e acontecimentos cotidianos fortemente enraizados em cada região, caracterizam-se por músicas animadas de letras simples e populares com figurinos coloridos e representativos.  Samba de roda, maracatu, baião, frevo, catira e quadrilha são algumas delas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com