TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PEDAGOGO E SUAS ATRIBUIÇÕES ANTE AS MODERNIDADES DO NOVO CONTEXTO SOCIOCULTURAL

Casos: O PEDAGOGO E SUAS ATRIBUIÇÕES ANTE AS MODERNIDADES DO NOVO CONTEXTO SOCIOCULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------04

2. O QUE É SER UM PEDAGOGO-----------------------------------------------05

3. CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------07

4. REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------08

1. INTRODUÇÃO

O trabalho objetiva levar a compreensão acerca da natureza e da especificidade do curso superior de Pedagogia bem como a importância do mesmo para a sociedade atual que passa por modificações constantes, nesse sentido se faz necessário que o profissional tenha respaudo teórico e prático para atuar em meio a tantas modernidades.

O desenvolvimento do trabalho se deu a partir do estudo das disciplinas do semestre e da análise do texto “ Natureza e Identidade da Pedagogia.O que é Pedagogia e quem é o Pedagogo, resultando em uma produção textual como o resultado do estudo, uma vez que a profissão de Pedagogo perspassa as concepções que muitos possuem, aquela de que ao pedagogo cabia a função apenas de ministrar aulas em escolas primárias.

Veremos desse modo as atribuições da profissão e do profissional e um modo claro e objetivo para que possamos compreender que as modernidades que surrgiram foram significativas para a inserção da profissão e do profissional no mundo moderno e competitivo.

2. O QUE É SER UM PEDAGOGO?

O curso de Pedagogia estuda de um modo crítico a educação e como os aspectos educacionais se manifestam em meio a uma socidade que na atualidade tem se tornado crítica e competitiva. Ao fazer uma análise acerca das funções impostas ao pedagogo, profissão que existe a muito tempo e sempre contribuiu na propagação da cultura e conhecimento em diversos âmbitos épossivel analisar e definir o que é ser um pedagogo, nesse sentido, teremos concepções diversificadas pois a profissão passou por inúmeras mudanças até conceber o status atual.

Ao retornarmos a legislação educacional vimos que ac década de 1960 foi significativa em relação as mudanças legais para a formação do pedagogo e também que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº 9394/96 trouxe uma nova configuração e um contexto que alterou o perfil deste profissional.

Ao pensarmos no pedagogo temos que considerá-lo além da sala de aula, pois esta profissão abre leques muito grandes, o pedagogo é um profissional habilitado para ser um colaborador comprometido com as práticas educacionais em diversos espaços onde necessitam de intervenção pedagógica, é importante destacar que estes espaços podem ser formais ou não, ou seja, não é somente na sala de aula que o pedagogo pode atuar.

Nesse sentido é perceptivel que as concepções que abrangem o exercício do pedagogo o insere em diversas instituições, dentre elas é válido destacar as empresas, hospitais e a muitos órgãos públicos, tal fato se deve aos avanços e as transformações sociais que a cada dia reconhece a extrema importância das ações pedagógicas que não devem se restringir apenas as instituições escolares.

A presença do Pedagogo é fundamental para articular o processo e a formação cultural, social e global dos indivíduos, em relação a atuação do educacor FREIRE (1996) assinala que “ ensinar, inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que historicamente, homens e mulheres descobriram que era possivel ensinar.”( FREIRE, 1996, p.23-24), nesse sentido percebe-se que o pedagogo molda sua prática pedagógica, independente do local em que está inserido, sempre com objetivo de levar conhecimentos as pessoas de modo que estas sejam preparadas para o mundo.

O Pedagogo tem possibilidade de intervir no mundo que o cerca, vivemos em um cenário onde muitas exigências foram colocadas pelo sistema ao setor educaional, e tais exigências desencadeiam debates sobre como o profissional em Pedagogia pode intervir no intuito de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, uma vez que este profissional possui competencias e habilidades para administrar estas exigências respondendo aos requisitos impostos pela sociedade.

Assim, é importante considerar que ser pedagogo é estar preparado para levar o ensino e a aprendizagem, transmitir conhecimentos a todos que necessitam, não somente em ambientes escolares,mas em espaços que precisem de intervenções, para que as mudanças ocorram.

Ser pedagogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com