TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O câncer De Mama E Gravidez Um Ponto De Vista Sociocultural

Trabalho Escolar: O câncer De Mama E Gravidez Um Ponto De Vista Sociocultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

O câncer de mama e gravidez um ponto de vista sociocultural

1. Definição do titulo

Câncer de mama – O câncer de mama é patologia maligna mais freqüente ao sexo feminino e a segunda causa de morte em países sub. desenvolvidos.

Gravidez – pode ser determinada pela cessação da menstruação, útero aumentado e resultado positivo no teste de gravidez. Estas e muitas outras manifestações de gravidez são classificadas como: presuntivo, provável e positivo.

Câncer de mama gestacional - é definido como aquele diagnosticado durante o período de gestação e também nos primeiros 12 meses após o parto.

2. Definição do trabalho

Nosso trabalho visa levantar uma discussão sobre um tema polemico pois temos de um lado uma doença maligna que é o câncer de mama que faz parte do imaginário feminino e o foco disso é o medo da morte em contrapartida a gravidez como possibilidade de vida e realizações.

Dentro desse cenário que muitas mulheres passam de estar entre o céu e o inferno, este trabalho propõem-se discutir as representações sociais do câncer de mama e o significado da gravidez para mulheres que vivenciaram a situação de engravidar durante ou após terem sido acometidas pelo câncer de mama, muitas vezes privilegiando o desejo de ser mãe, afastando de suas mentes toda a agressividade cirúrgica e terapêutica que vão ou que foram acometidas.

3. Objetivo

3.1 - Revisão literária sobre câncer de mama gestacional, contrapondo opiniões sobre vários autores, com intuído de informar a população quanto a prevenção e cuidados durante o tratamento e gestação.

3.2 – Levantamento de prontuários da instituição “Oncovida” com intuito de relatar os casos vividos para enriquecimento literário do trabalho.

3.3 – Publicação em revistas direcionadas ao publico feminino e área de enfermagem.

4. Materiais e métodos

4.1 – Pesquisa qualitativa

4.2 – Referência retiradas de livros, revistas especializadas e internet.

4.3 – Questionário com relato da experiência vivida pela paciente quando possível.

5. Levantamento histórico do trabalho.

1869. Klotz - fez a primeira citação a respeito do câncer de mama associado á gravidez quase sempre ressaltando o péssimo prognostico

1929. Kilgores – atribuiu pouca importância ao período gestacional ou de lactação, se contrapondo ao quadro desesperador da doença.

1943. Haagensen e Stout foi o primeiro estudo 29 casos de câncer de mama diagnosticado durante as gestação e depois da mesma, realizaram 20 mastectomias radicais, resultado não houve cura ou sobrevida longa considerando as que não operaram.

1946. Westberg , avaliou 224 casos na Suécia, concluiu que a gestação não influenciava no prognostico e sim no atraso do diagnostico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com