TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do primeiro grau

Seminário: O papel do primeiro grau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Seminário  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1: Função do Primeiro Grau

O que caracteriza uma função do 1º grau é uma variação na variável independente que gera uma variação na variável dependente. Na função do 1º grau estudamos conceitos como taxa de variação; função receita; função custo; função lucro; ponto de equilíbrio e outros...

1.1 Taxa de variação

Calculando a taxa de variação, verificamos o que varia da variável dependente em relação a variável independente pela razão.

Ex: m= variação em c = 10 = 20 = 60 = 2

variação em q 5 10 30

Obtemos que o que variou é 2

1.2 Função receita

Para um produto, a receita R é obtida através da multiplicação do preço unitário P, pela quantidade Q comercializada. Assim temos: R= p.q (receita= preço x quantidade)

1.3 Função custo

Para calcularmos o custo, devemos somar o custo variável com o custo fixo. Assim temos que C= Cv + Cf.

1.4 Função lucro

Para calcularmos o lucro devemos fazer a receita- o custo, ou seja,

L= R- C

1.5 Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é dado pelo encontro das curvas da receita e do custo, ou seja, quando o custo for igual à receita. C = R

A função do 1º grau é utilizada para representar custo, receita, e lucro de muitas empresas na comercialização de seus produtos. Sua fórmula é dada por: y = a.x + b onde a = Cv

x = quantidade

b = C f.

Resenha do artigo “A matemática e a graduação em contabilidade”

O artigo procura analisar além da relação entre a matemática e a contabilidade, os problemas com a matemática no Brasil que através de perguntas feitas a estudantes de graduação em contábeis foi possível verificar que o desempenho dos graduandos em contabilidade caiu ao que diz respeito a cálculos matemáticos.

A contabilidade como processadora dos dados referentes ao patrimônio das empresas tem visão geral e específica do comportamento dos dados, influências internas e externas que influenciam nas perdas ou ganhos da entidade. Para isso é necessário avaliar que a contabilidade necessita de matemática pura e também da matemática aplicada, pois através do conceito de matemática pura pode ter sentido a parte do mundo prático.

Resenha do artigo “Contabilidade e matemática, uma abordagem interdisciplinar”.

Surgimento dos números: a matemática desenvolveu-se a partir da necessidade intrínsecas do ser humano como seus primeiros esforços na sistematização dos conceitos de grandeza, forma e número.

Inicialmente a contagem era realizada por agrupamentos de quantidades (tidas como base do sistema de numeração), as invenções dessas bases tiveram diferentes adoções, no entanto a base 10 foi e continua sendo a mais utilizada.

A matemática é uma ciência presente em nosso cotidiano que contribui co a humanidade para desenvolver, compreender, e organizar melhor o mundo e as relações sociais e econômicas.

A contabilidade

Para Sá (1997, p. 15) “Nasceu com a civilização e jamais deixará de existir na decorrência dela, seus progressos talvez por isso, quase sempre tenham coincidido com aqueles que caracterizam os da própria evolução do ser humano”.

Entre as análises utilizadas pela contabilidade, pode-se destacar a análise de custo/volume/lucro, utilizada para tomada de decisões e para fins gerenciais. Segundo Martins (2003, p. 255) “Custos fixos são fixos dentro de certos limites de oscilação da atividade a que se referem, sendo que, após tais limites, aumentam, mas não de forma exatamente proporcional”. Sendo assim, o custo fixo permanece inalterado no total por um dado período de tempo apesar de haver mudanças amplas no nível relativo de atividade ou volume total.

Já os custos variáveis mudam no total em proporção às mudanças no nível relativo de atividades ou volume total (Horngren; Datar; Foster; 2004,p. 28).

Análises relacionadas à margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança.

 A margem de contribuição é obtida da relação entre as vendas, os custos e as despesas variáveis.

 O ponto de equilíbrio refere-se à quantidade de unidades ou valor que a empresa precisa vender para sanar isto e, pagar todos os custos e despesas.

 A margem de segurança representa o valor que a empresa vende acima do ponto de equilíbrio, refletindo uma segurança em relação às possibilidades de redução no volume ou no valor vendido.

Função

Pode-se apresentar ao aluno o conceito de função matemática por meio da reflexão de vários exemplos:

- O preço de um produto depende da demanda;

-A conta de energia depende do consumo;

-O valor de um bem depende do seu tempo de vida;

-A receita e o lucro das vendas dependem da quantidade vendida.

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »