TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de contratação

Projeto de pesquisa: O processo de contratação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A partir de dados obtidos com os estudos realizados, foi confeccionado um relatório contendo informações importantes a respeito de alguns temas, mostrando a importância das empresas estarem sempre procurando melhorias, tanto para o crescimento da empresa como para e satisfação de seus colaboradores. Aumentando assim os melhores resultados e diminuindo risco futuros.

2. Relatório

Hoje em dia o setor de recursos humanos vem ganhando espaço. As empresas possuem grande necessidade de obter pessoas comprometidas com suas atividades, pois o cenário mundial está em constante mudança.

Cada vez mais, as empresas tem necessidade de se adaptar às mudanças do ambiente externo em pouco tempo, e isso acaba exigindo que o setor de Recursos Humanos trabalhe dobrado, buscando recrutar e selecionar os candidatos, e isto se deve ao fato da necessidade das organizações terem que estar sempre revendo suas carências de recurso humano há curto, médio e longo prazo.

Por esse motivo é importante ter pessoas bem treinadas dentro da organização, para que sejam feitos os recrutamentos, conseguindo assim filtrar os concorrentes e colocar pessoas qualificadas e que estejam aptas a função, eliminando assim qualquer prejuízo futuro que possa prejudicar a organização.

O processo de recrutamento auxilia na captação de mão- de- obra mais adequada a necessidade da empresa. Com a análise de cargo, a especificação do trabalho, especifica qual a melhor pessoa para assumir tal cargo, já a análise das cargas de trabalho e das características atual contingente de mão de obra nos permite fazer orçamento e planejar as necessidades de mão de obra. O recrutamento feito corretamente e com habilidade consegue números satisfatórios de candidatos ao cargo. Sendo assim conhecendo a espécie de indivíduo que se deseja ,e quantos devem ser contratados, pode-se fazer a escolha dentre os solicitantes.

Atrair e manter talentos são o grande desafio da Gestão de pessoas. O início deste desafio está em identificar a pessoa certa para o lugar certo nas empresas.

A seleção de pessoas integra o processo de agregar pessoas e funciona logo após o recrutamento. Ambos, o recrutamento e a seleção de pessoas, fazem parte de um mesmo processo: ingresso de pessoas na organização.

A seleção de pessoal é uma atividade de escolha, de classificação e de decisão. Enquanto o objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo, o objetivo da seleção é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização.

Embora o processo de seleção seja de responsabilidade formal do RH, os gerentes de linha costumam tomar a decisão final sobre a contratação de pessoas em sua unidade. É importante, portanto, que os gerentes entendam os objetivos, as políticas e as práticas usadas para a seleção. Dessa forma, eles podem envolver-se extremamente no processo desde o início. Os responsáveis pela seleção devem ter informações adequadas como base para suas decisões. Informação sobre os cargos a ser preenchido, o conhecimento da relação do número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com