TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de precificação da Netshoes

Artigo: O processo de precificação da Netshoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Artigo  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

O PROCESSO DE PRECIFICAÇÃO DA NETSHOES

Netshoes é uma empresa que comercializa para todo o Brasil através da internet e exclusivamente artigos esportivos, cresceu assombrosamente nesta última década. A empresa conseguiu se estabelecer e se desenvolver no mercado de e-commerce, por diversos fatores administrativos que estão inseridos dentro da organização. Alguns deles estão relacionados à qualidade e eficácia na gestão de logística, nos processos e ferramentas que a mesma dispõe no fator tecnologia da informação e desenvolvimento de processos que agregam ao cliente na venda pela internet. Sem esses processos e ferramentas a Netshoes não teria alcançado o grau de qualidade e confiança dos clientes, pois ela envolve fatores como segurança, rapidez e assertividade. Todo esse processo de logística e divulgação da marca traz um custo enorme pra empresa, abaixo relaciono alguns itens que a empresa em questão se utiliza para estabelecer seu preço final.

A Netshoes utiliza um modelo de negócio com custo reduzido em relação as demais empresas que atuam no segmento de artigos esportivos. A empresa faz análise de seus custos para apurar seus resultados e na hora de precificar seus produtos?

O preço é apenas a ponta da pirâmide que forma uma boa estratégia lucrativa de precificação. A base é formada pela criação do valor (valor econômico, design de ofertas e segmentação), com estrutura de preços a seguir (parâmetros, delimitadores e controles), divulgação do valor (ferramentas de comunicação e venda de valor), política de preços (táticas de negociação e políticas de fixar preços) e, por fim, o preço que é o quanto vale todo o seu trabalho. As definições dos preços são os atos mais importantes da empresa, refletem todas as ações de marketing/branding e representam todos os esforços da empresa a serem apresentados aos clientes, portanto sua responsabilidade vai muito além do que apenas acompanhar o que supostamente o mercado dita.

Na precificação em e-commerce, variáveis como frete (que no caso da Netshoes é um dos fatores que mais atraem clientes pois na maior parte das vezes sai de graça, além do tempo de entrega do produto- de 48 horas após a efetivação do pedido - , custos operacionais e do próprio produto oferecido, junta-se ao custo de plataforma e-commerce, marketing, publicidade digital, pag-seguro entre outros.

Antes de qualquer definição, a pesquisa profunda sobre os preços praticados pelos concorrentes torna-se muito importante, isto definirá, também, com quem é a disputa pelo Marketing Share.

Gerenciar uma loja virtual é um processo cada vez mais profissional e neste cenário, precificar o produto da maneira certa é largar na frente. Por isto, a precificação representa um atributo que merece tanta importância e cuidado.

Apesar do porte da empresa, do gigantesco faturamento - que no primeiro ano de fundação ultrapassou um bilhão em faturamento e do enorme sucesso atingido em tão pouco tempo, a Netshoes ainda não cobre os investimentos feitos desde sua inauguração, um erro a ser estudado pelos profissionais da empresa que formulam o preço. Mas deve-se levar em conta que esse provavelmente foi um investimento a longo prazo, algo que dure 10/20 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com