TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de tomada de decisão dos usuários

Seminário: O processo de tomada de decisão dos usuários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

LAUDA:

Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de informação: conjunto organizado de dados da empresa , técnicas de acumulação e emissões de relatórios.

Usuário são pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma empresa.

Usuários preferenciais ou externos são acionistas,credos e emprestadores em geral integrantes do mercado de capitais.

Usuários secundários são os administradores da empresa .

Informação de natureza econômica , deve ser considerada a visão do que seja

econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio). Informação de natureza financeira é o fluxos de caixa, capital de giro, entre outros.

Informação de natureza física são complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, numero clientes, funcionarios etc).

Informação de natureza de produtividade se refere à utilização mista de conceitos de avaliação e quantitativos como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da

Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementos às demonstrações contábeis tradicionais.

Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras dala.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

DOIS PONTOS IMPORTANTES:

1° As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.

2° A contabilidade tem relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

EXEMPLO:

Uma empresa faz a venda de um ativo, assumindo o compromisso de efetuar sua recompra por um certo valor em determinada data. Obedecendo a essência ao invés da forma, deve-se registrar na contabilidade uma operação de financiamento (essência) e não de compra de venda (forma).

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica

(ATIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com