TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é marketing?

Tese: O que é marketing?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  9.658 Palavras (39 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 39

Título: O que é Marketing?

Olá, sou o Prof. Marcos Marques. É um prazer muito grande estar com vocês nessa nova fase do ensino conectado da Unopar, que para aqueles que já achavam que funcionava bem – como é o meu caso – têm a certeza de que vai facilitar ainda mais o aprendizado de vocês.

Em nossa primeira aula, falamos, dentre outros assuntos, sobre as definições de Marketing e também sobre alguns conceitos, como desejos, necessidades, demanda e mercado e principalmente, sobre a definição de cada um dos 04 P’s: preço, produto, praça e promoção. Para o profissional de Marketing, é extremamente importante aprender e colocar em prática tudo o que aprender no curso. Porém, saber sobre os 04P’s, de bate-pronto, respondendo muito rapidamente, é básico. Assim, resolvi estender um pouco mais o assunto Promoção, e para me auxiliar, busquei ajuda nesta matéria do sitehttp://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/vendas/integra_bia?ident_unico=110. Vamos dar uma olhada?

Ferramentas de Promoção de Vendas

O empresário pode dispor de várias idéias para promover seus produtos. As mais usadas e eficazes são: amostra, aniversário da loja, brinde, cooperação com fornecedores, descontos e promoções, demonstrações, aproveitamento das estações do ano, entrega grátis, fidelização de clientes, oferecimento de algo grátis, garantia, “leve 3 e pague 2”, lançamentos, oferta do dia, orçamento grátis, atenção às oportunidades, ações sociais, vale brinde e volume.

O empresário pode dispor de várias idéias para promover seus produtos. As mais usadas e eficazes são:

Amostra

Consiste de uma miniatura ou pequena porção de um produto. Pode ser distribuída de porta em porta, anexada a outro produto ou em uma embalagem normal dele mesmo. Pode ser enviada pelo correio, encartada a um anúncio ou distribuída no varejo. A intenção da empresa é que, por meio da amostra, o consumidor tenha contato com o produto e o experimente. Com a amostra, a empresa pode fazer lançamento de produto, pesquisa de produto, banco de dados de clientes potenciais etc.

Aniversário da loja

Ofereça preços ou condições especiais por ocasião do aniversário da loja. Promova a semana, a quinzena ou o mês. Faça isso somente uma vez por ano.

Brinde

Pode ser qualquer objeto - lápis, caneta, boné, camiseta, agenda, régua, bloco de notas -, geralmente de pequeno valor, onde aparece estampado o nome da empresa ou a marca do produto que o está oferecendo.

Cooperação com fornecedores

Procure fazer acordo com os principais fornecedores para obter apoio em promoções cooperadas e vantagens adicionais para seus clientes.

Descontos e promoções

Consiste na redução de preços. Pode ser apresentado na forma de saldos, queimas, liquidações, artigos do dia, da semana, ofertas relâmpagos etc. Os descontos têm se demonstrado muito eficientes como promoção de vendas, mas é preciso que se tome cuidado. A promoção de descontos nunca deve ser muito extensa ou freqüente para que não venha a cair em descrédito.

Demonstrações

É por ela que o consumidor tem seu melhor contato com o produto. A demonstração busca diretamente os sentidos do consumidor. Envolve treinamento de promotores, demonstradores e distribuição de amostras, folhetos etc.

Estações do ano

Aproveite as estações do ano para fazer liquidações ou promoções especiais.

Entrega grátis

Dependendo do ramo em que a empresa atua, oferecer ao cliente a entrega gratuita pode valer muito para agradar e manter sua fidelidade.

Produto extra para os clientes

Por meio de fichas, cartelas, selos, tickets ou outros recursos, é possível controlar o número de vezes que os clientes adquirem os produtos ou serviços. Após determinado período e de acordo com o número de fichas do cliente, é oferecida a ele uma unidade grátis (ou qualquer outra vantagem).

É bom que a empresa possua um banco de dados no qual possa controlar freqüência de compra, valor de compra e produtos cliente por cliente, para depois fazer o marketing um a um.

Grátis

Essa palavra é mágica, principalmente em promoções. Não a use inadequadamente. Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo e não tenha a sensação de que está pagando por ele, de alguma forma.

Garantia

Ofereça garantia para os produtos. Mesmo que a empresa comercialize artigos já garantidos pelo fabricante, o cliente terá mais confiança em comprar na loja que dá garantia extra.

“Leve 3 e pague 2”

Embale três unidades do mesmo produto e venda pelo preço de dois, se o seu problema for desovar estoque.

Lançamentos

São as promoções realizadas para vender novidades ou produtos recém-chegados. O período deve ser curto e é preciso oferecer uma vantagem para girar rápido o estoque antes que os artigos se tornem comuns.

Oferta do dia

Escolha um produto ou um artigo e ofereça por um preço extremamente baixo para atrair a clientela. Mude a oferta diariamente.

Orçamento grátis

Esse é um serviço que também pode ajudar muito na conquista de novos clientes para determinados ramos de atividades.

Oportunidade

Fique atento ao que se passa no mundo. Fatos importantes podem gerar bons frutos se aproveitados rápida e adequadamente. Aproveite as oportunidades como temas para as promoções.

Ações sociais

Realize campanhas em benefício da comunidade ou instituições de caridade. Podem ser regulares ou com finalidades específicas em função de algum fato ocorrido. Parte do valor da venda pode ser doada, ou a empresa pode apenas apoiar campanhas em curso.

Vale brinde

É uma pequena peça de papel, plástico, madeira, etc que é colocado junto, dentro ou na própria embalagem de um produto. A pessoa que o encontra tem direito a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com