TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

             ORDENHA MECÂNICA: IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO                                                                                      

Por:   •  13/7/2017  •  Resenha  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

             ORDENHA MECÂNICA: IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO

                                                                                            Ryan da Silva Tonetto

Com a exigencia do mercado consumidor, o pecuarista esta preocupado em fazer uma melhora do seu produto e uma dessas formas e a ordenha mecanica, no qual agregara valor ao produto e que obtenha nelhores resultados. Mecanizar ou nao? Deve avaliar o fator economico e custo beneficio.

Devemos levar em conta o numero de vacas em produção, a produtividade das vacas, a econimia que a mecanização possa trazer ao produtor, a qualificação da mao de obra, obter equipamentos dentro das normas e facil adquiração das pecas de reposição e assitencia tecnica.

A glandula mamaria: Ubere possui 4 quartos mamarios, cada quarto mamario possui grandes alveolos que sao guiados atraves de ductos para uma parte ate a cisterna do ubre, o que corresponde a presença do leite em 60% nos alveolos, 20% nos ductos e os outros 20% na cisterna do ubere. A ordenha feita 3 vezes por diariai é possivel produzir 10 a 15% a mais de leite, devido que o esvaziamento dos alveolos e feita mais vezes assim, enchendo novamente.

O objetivo da ordenhadeira mecania e tirar a quantidade maxima de leite, sem prejudicar os tetos e as glandulas mamarias, um conceito erronio é falar que a ordenhadeira mecanica causa mastite, o que causa mastite sao os erros na utilizazação na ordenhadeira mecanica. Ela nao aumenta a quantidade do leite, devido que a produção de leite ja esta estabelecido geneticamente em cada animal. Os tipos de ordenhadeiras podem variar de formato e dimensoes, isso varia de acordo com a quantidade de vacas a serem ordenhadas e a capacidade de investimento do produtor

Balde ao pé, na maria das vezes os produtores utilizam ja instalaçcoes ja existente como galpoes e currais, normalmente são utiilizados devido ao seu menor custo e sua de facil instalação, porem tem seus contras, como o fluxo baixo de animais, o ordenhador e obrigado a se agaichar para executar a ordenha o que aumenta mais o tempo de ordenha, a posição do ordenhador agachado dificulta a observação do ubero e dos tetos em busca de eventuais problemas, com esse tipo de instalação a higienização fica mais dificil assim aumentando a constaminação do leite e das glandulas mamarias como a mastite.

Ordenhadeira com o sistema fechado possui  pisos e paredes impermeaveis, ficando facil de lavar assim diminuindo a contaminação. Possui um fosso que permita um maior conforto do ordenhador, assim acelerando o processo de ordenha e que facilita o manejo das vacas.

O que muda nesses dois tipos de ordenhadeiras e a disposição desses equipamentos utilizados e o grau de automação que cada um oferece, a disposição dos equipamentos influência diretamente no formato da sala de ordenha, na maneira que acontece o fluxo de animais e da maneira de trabalho. A automação influencia na quantidade de operações feitas pelo ordenhador e tambem na rapidez de cada uma delas.

Tipos de sala

Espinha de peixe, permite uma boa visualização e o acesso do operador ao ubere e permite a contrução de fossos de menor comprimento, em comparação ao tipo fila indiana.

Em salas paralelas as vacas entram em grupos e ficam em posição paralelamente, as vacas sao ordenhadas por traz, o que e seguro e permita uma boa observação do ubere e aos tetos, a maior vantagem desse sistema e o comprimento do corredor a ser percorrido pelo ordenhador entre uma vaca e outra, o que permite um trabalho mais rapido e confortavel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com