TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Por Processos

Artigo: Organização Por Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Organização por processos

Trabalhar a administração por processos é organizar como elos de uma corrente ou processos interligados e não departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma estrutura horizontal, em lugar da estrutura vertical criada pela cadeia de comando. A horizontalização reformula o modo de administrar as funções, direcionando-as para o atendimento das necessidades dos clientes.

A organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. Em lugar do trabalho individual e voltado as tarefas, a organização por processos valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor.

Aplicações da organização por processos

Processos organizacionais são sequências de atividades que transformam insumos(matéria-prima) em produtos e resultados. O principal processo é o processo produtivo, que transforma matérias-primas e componentes em produtos acabados. O processo produtivo é apenas parte de um processo maior, chamado cadeia de suprimentos, que começa no desenvolvimento de fornecedores e termina quando o produto ou serviço chega ao cliente. A cadeia de suprimentos é um processo que envolve muitas funções organizacionais, que são desempenhadas por departamentos diferentes: Compras, administração da qualidade, produção, marketing, distribuição e serviço ao cliente, entre outras.

*A cadeia de suprimentos é a sequência dos processos que vai desde os fornecedores até os clientes.

*A organização por processos é apropriada quando a organização pretende que todas essas informações trabalhem de forma coordenada, por meio de comunicação entre todos os departamentos envolvidos, para aumentar a eficiência ao longo de todo o processo.

*A necessidade de uma ligação estreita entre as fontes de fornecimento e os mercados e clientes é um fator determinante da adoção de modelo da organização por processos. Para fazer chegar regularmente ao supermercado o tubo de pasta de dentes, dentro de uma embalagem, que o cliente quer, é preciso uma ligação muito forte entre todos os elos da cadeia de suprimentos.

*Alguns processos envolvem normalmente muitas funções e departamentos, como é o caso da cadeia de suprimentos. Outros processos são desenvolvidos dentro de uns poucos departamentos, ou envolvem poucas funções. É o caso da contratação de pessoas, que envolve quase exclusivamente o departamento de recursos humanos. O processo da contratação de pessoas e outros semelhantes, no entanto, podem ser administrados como processos multidisciplinares, que envolvem pessoas de diferentes departamentos.

Características da organização por processos

*Coordenação das funções ou departamentos por meio de uma estrutura horizontal

*As funções ou departamentos envolvidos em um processo são administrados em seu conjunto, por meio de equipe.

Modelos de empresas horizontais

*Os departamentos não são destruídos.

*A mudança consiste em implantar uma forma diferente de administrá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com