TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações Empresariais

Ensaios: Organizações Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade de Itaúna

Ciências Contábeis

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CARACTERIAZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 5

3 ANÁLISE MACROAMBIENTAL 6

4 NECESSIDADES DE MUDANÇAS E OU ADAPTAÇÕES 7

5 CONCLUSÃO 8

1- Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar uma empresa industrial atuante no ramo de tecelagem e confecção.

No decorrer do texto procuramos apresentar as principais características da empresa, inclusive seus pontos fortes e suas fraquezas, tendo como objetivo apresentar propostas de melhorias, de forma que ela consiga ampliar sua produtividade, aumentar seus lucros e minimizar seus custos de produção e pontos fracos.

2- Caracterização da Organização:

A empresa iniciou suas atividades em 1985, na época possuía características familiares, mas com o tempo foi se transformando em uma organização de médio porte.

Suas atividades principais são a tecelagem e confecção de produtos para recém-nascidos e artigos hospitalares. Seu maior diferencial é que ela mesma produz o fio que em seguida se transforma em tecido usado na sua confecção, o que garante qualidade e um menor custo produtivo.

Localizada no município de Itaúna-MG, com uma área produtiva aproximada de 18.000 m², 539 colaboradores, 26 menores aprendizes e 2 sócios. Sua localização é bastante privilegiada tendo em vista a proximidade da capital mineira e a facilidade para escoar sua produção de maneira rápida e eficiente através da BR-381 uma das principais rodovias do país.

Com relação a seus colaboradores, eles se dividem em várias funções, sendo que a maioria atua no setor produtivo.

Normalmente os profissionais possuem formação nos níveis fundamental e médio, e com relação ao trabalho realizado os treinamentos ficam a desejar, não sendo impactante como deveria o que acaba gerando prejuízos para organização. A inexperiência e a falta de motivação em alguns casos acarretam falhas e erros que causam o aumento dos custos de produção que afetam o lucro de maneira significativa

A empresa possui uma ampla carteia de clientes no mercado de artigos infantis, onde ela já é referencia nacional e consegue inclusive exportar alguns de seus produtos.

Com relação aos produtos hospitalares, ela vem promovendo sua inserção no mercado de forma gradual, com forte tendência a se tornar referencia também nesse setor.

No intuito de alcançar sua produção, a organização busca sempre investir em tecnologia, e possui maquinário moderno, que produz um maior numero de peças em menor intervalo de tempo. Ela também procura inovar em seus produtos, seja criando novas estampas, ou ate mesmo novos itens, com o objetivo de ampliar seu mercado de atuação.

3- Analise Macroambiental:

3.1- Fatores Internos:

A empresa oferece alguns benefícios aos seus funcionários como: prêmio por produtividade e ticket alimentação, porém se torna muito pouco devido as condições e quantidade de trabalho, gerando em muitos casos insatisfação e um alto índice de rotatividade.

A cobrança de diretores e coordenadores despreparados para liderar com relação a qualidade e produtividade na empresa é muito alta, gerando um clima tenso e de descontentamento dos colaboradores.

A empresa apresenta os seguintes pontos fortes e pontos fracos:

• Pontos fortes:

 Investimentos em tecnologia;

 Reposição rápida no quadro de funcionários;

• Pontos fracos:

 Mão de obra barata;

 Despreparo dos coordenadores;

 Funcionários desmotivados e despreparados;

 Rotatividade dos colaboradores;

A organização deve investir mais em seus funcionários:

• Capacitação e treinamento de seus coordenadores;

• Qualificação dos colaboradores;

• Melhorar a remuneração do pessoal da produção;

• Espaço para sugestões dos funcionários em prol de melhorias;

Apesar da rotatividade no quadro de funcionários, o que gera um custo elevado e perda de tempo com devidos treinamentos, a empresa tende a crescer e buscar novos clientes ao longo do tempo. Ela possui amplos investimentos em tecnologia, equipamentos e infraestrutura. Atualmente esta em construção dois novos galpões, um para a guarda de estoques de matéria prima e outro para ampliar o setor da linha hospitalar.

3.2 Fatores externos

A empresa possui alta participação no mercado com um bom índice de crescimento. Nos últimos anos a empresa vem investindo em modernização do processo produtivo, ampliando seu leque de produtos, além de confeccionar o fio utilizado na empresa, o que antes era adquirido de terceiros.

Os fatores externos que afetam são:

• Tecnologia: que é um fator capaz de ajudar no desenvolvimento da organização, gerando maior produção com menor custo, essa variável muda rapidamente. Sua duração é longa, visto que os benefícios gerados podem durar anos e com relação a incerteza, deve ser considerada na escolha do melhor equipamento a ser adquirido.

• Natureza: na empresa em questão esse é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com