TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Os Desafios da Comunicação Interna nas Organizações” - Marlene Marchiori

Por:   •  11/5/2017  •  Resenha  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 5

Eduarda Nasser

Resenha sobre “Os Desafios da Comunicação Interna nas Organizações” - Marlene Marchiori

        Comunicação interna é a área responsável pela interação dos membros internos de uma organização. Tal setor agrega áreas ainda novas nas empresas como jornalismo, relações públicas, marketing e recursos humanos. Ela também pode ser chamada de endomarketing ou endocomunicação, sendo responsável por fazer as informações da empresa circularem, seja verticalmente (patrão e funcionário) ou horizontalmente (entre os próprios funcionários da mesma área). Para Berlo (2003), uma organização de qualquer espécie só é possível por meio da comunicação. É exatamente a comunicação entre os elementos que faz do seu conjunto uma organização e não elementos à parte, isolados e desorganizados.

        Marchiori afirma que "as empresas brasileiras despertaram, nos últimos anos, para a modernização de suas estruturas. Uma revolução não muito silenciosa vem ocorrendo e conceitos como qualidade total, tecnologia, atendimento personalizado, flexibilidade, modernização e humanização, estão na ordem do dia. Todos estes conceitos estão voltados para uma finalidade, levar as empresas à eficácia com o aumento da produtividade, melhoria do relacionamento interpessoal e incremento da competitividade no mercado". Daí,nós conseguimos entender que a comunicação interna é vital para o bom funcionamento de uma empresa porque acredita-se que se o interno vai bem, o serviço ou produto entregue também vai bem.

        Marlene acredita que um funcionário bem motivado vai desenvolver suas atividades de forma melhor aprimorando, assim, a sua produtividade. “As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento” (MARCHIORI, Marlene).

        Já que é uma função nova e atrelada a diversas tecnologias do nosso século, a Comunicação interna propõe circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, ainda, capacitar os funcionários para os novos desafios. Pois, outro ponto legal dela é o fato da preocupação com o desempenho dos funcionários. Um bom endomarkentig foca na maior capacitação e especialização de seus membros para que eles consigam entregar um bom serviço aos clientes. Organização e comunicação são processos e relacionamentos, sendo a linguagem delas muito importante, já que ela cria, por meio das pessoas, uma realidade. Essa mesma realidade sofre alterações, pois as situações são recriadas a cada mudança de contexto. Ou seja, a forma vertical a qual se é comunicado deve ser mantida, porém como a mensagem é passada entre os meios pode ser alterada.

        Marlene ainda pontuou um estudo que foca em 4 principais momentos da comunicação interna para a mesma dar certo no âmbito empresarial. Tais são: Motivar, liderar e gerenciar a comunicação, gerenciar excesso de informação e mensurar o retorno de investimento. Exatamente o que disse mais acima: o funcionário motivado e informado dos acontecimentos da empresa se torna aquele que “veste a camisa” e dá retorno para o patrão. Fazendo, assim, a empresa crescer, pois é pela comunicação que uma organização recebe, oferece, canaliza informação e constrói conhecimento, tomando decisões mais acertadas.

        Marchiori ainda destaca que a sobrevivência da organização e o fortalecimento de suas redes de relacionamento; a valorização interna de suas relações; o ambiente de trabalho humanizado, colaborativo e participativo; o estreitamento dos laços de confiança na gestão dos negócios; o fortalecimento de diferentes lideranças em inúmeros níveis, permitindo maior flexibilidade, criatividade e, por conseguinte, a inovação organizacional; comprometimento e respeito como extensão dos processos de interação; equilíbrio entre as necessidades de informação da empresa e expectativas dos funcionários; aproximação de pessoas, com respeito mútuo; conquista de credibilidade e legitimidade organizacional interna são pontos que se atrelam de forma coesa e contribuem para que todos se ajudem de forma equilibrada e possam desfrutar de ótimos momentos futuros (financeiro e socialmente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com