TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing - Endomarketing em Nova Perspectiva - Versão Final

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

FIDELIS CORDEIRO SIQUEIRA JUNIOR

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

RIO DE JANEIRO - RJ

2018

A partir do conceito de Endomarketing, podemos avaliar cenários e estratégias para conquistar, atrair e engajar colaboradores transformando em propagadores. O grande desafio das organizações será aumentar a exposição e diversificar formas de abordagem, investir em novas ações e adequar novas possibilidades aos diversos indivíduos. O Endomarketing se torna a ferramenta estratégica responsável pela identificação das diferenças, motivações e interesses do colaborador. Definido o conjunto de ações indispensáveis para a satisfação do cliente interno, chega a hora de transformar dados em métricas. O exercício contínuo atenderá os anseios das empresas melhorando os rendimentos.

Também conhecido como marketing interno. Lida com a percepção que o funcionário tem em relação à marca da empresa, tem por meta otimizar a imagem do negócio, seu nome sugere o prefixo “endo” tem origem no grego e significa “ação interior ou movimento voltado para dentro”. A origem do termo Endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin entre 1986 e 1990. É um Conjunto de ações utilizadas por uma organização ou uma determinada gestão.

Diante das constantes mudanças, manter e satisfazer o cliente interno, tem sido o maior desafio para as organizações. O sucesso depende do capital humano, por isso, seus colaboradores devem se identificar com a filosofia da organização, precisam estar satisfeitos e motivados a ponto de serem multiplicadores da marca e ou produto.

A equipe de comunicação interna de uma empresa é importante para efetivar uma boa estratégia de endomarketing juntamente com os profissionais de gestão de pessoas, indicados para reconhecer as necessidades dos colaboradores e estabelecer os objetivos a serem atingidos por meio do endomarketing, além identificar os principais fatores motivacionais e analisar a relação entre gestores e clientes internos, aumentando comprometimento das pessoas.

A marca Reserva gasta 3% de seu faturamento bruto em endomarketing. Realizando shows em suas convenções, fechando o Maracanã por exemplo para premiar seus colaboradores.

A empresa que abre espaço para a comunicação só tem a ganhar, ouvir a opinião de seus clientes interno melhora o relacionamento, envolve os colaboradores de forma comprometida. Aquelas que compartilham metas, realidades e ganhos, tem colaboradores mais envolvidos e atuantes no crescimento do negócio.

Referências bibliográficas

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

PATEL, Neil. Endomarketing: O Que É e Como Fazer Ações de Endomarketing. In: neilpatel. Disponível em: < https://neilpatel.com/br/blog/endomarketing >. Acesso em: 27 ago. 2018

MEISLER, Rony. As decisões que fizeram a Reserva uma das empresas mais inovadoras do mundo. In: Agência Bristrô. Disponível em: < https://snack.agenciabistro.com/as-decis%C3%B5es-que-fizeram-a-reserva-uma-das-empresas-mais-inovadoras-do-mundo-3f8478f145c5 >. Acesso em: 28 ago. 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com