TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios do Design

Por:   •  12/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Para se interpretar um design, é necessário compreender que propriedades foram utilizadas na sua criação. Desta forma, é fundamental conhecer os princípios básicos do design tais como o alinhamento, o balanço, o contraste, a proximidade e a repetição.

O alinhamento, tal como o nome refere, é a ordenação e organização de itens semelhantes. Este é essencial para a compreensão do observador, uma vez que, a associação a diferentes grupos de elementos se torna mais facilitada, não criando confusão. Para além disso, um mau alinhamento irá ser esteticamente desagradável. Contudo, é aceitável quebrar o alinhamento se tiver o propósito de chamar a atenção para algum elemento.

Quase tudo, se não tudo necessita de balanço, e o design não é uma exceção. É necessário, por isso, haver um equilíbrio no layout dos elementos, tornando o produto final mais agradável e confortável aos nossos olhos. Para haver este equilíbrio podem-se aplicar três tipos de balanço no Design: simétrico, assimétrico e radial.

Quanto ao contraste, este tem um papel fundamental em destacar o que é mais importante, seja através do tamanho, da espessura, do tipo, das cores ou formas. Quanto maior for a diferença entre dois elementos maior é o contraste, mas se este for exagerado perde o seu propósito e, por isso, deve ser usado com cautela. Por outro lado, se as diferenças forem subtis também podem ser percecionadas como erros por parte do designer, daí ser essencial que haja um equilíbrio.

Organizar os elementos em grupos transmite uma mensagem mais clara, pois facilita as conexões feitas entre os diversos elementos. Deste modo, a proximidade é também um princípio fundamental no Design pois agrupa as informações, facilita a leitura, organiza os elementos do design e auxilia o observador na tomada de decisões.

Por fim, é a repetição que mantém uma consistência visual e, por sua vez, aumenta a legibilidade, dando uma melhor experiência ao observador. Assim, é importante repetir elementos ou até layouts inteiros, pois ajuda a que haja consistência e impede o observador de se sentir perdido.

Concluindo, deve-se ter, sempre, em consideração os princípios básicos do design quando se está a solucionar problemas e a projetar, ou seja, quando se está a criar um design. No entanto, ainda existem outros princípios que são valorizados de diferente forma consoante o designer ou o design que está a ser criado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com