TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP - Planejamento Programação E Controle Da Produção

Trabalho Universitário: PCP - Planejamento Programação E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

PCP - Planejamento Programação e Controle da Produção

A atual conjuntura tem forçado as empresas a buscarem alternativas para continuar existindo em um mercado cada vez mais globalizado. Cada empresa poderá encontrar soluções diferentes para seus problemas, sendo o repensar de seus processos uma fonte valiosa de possíveis melhorias.

Onde e o que melhorar são os pontos a serem examinados, a resposta passa por um conjunto de aspectos que devem ser considerados. Entre os aspectos pode-se citar os seguintes: a economia, os clientes, a tecnologia e a concorrência. Considerando esses quatro aspectos, este trabalho busca identificar de que maneira o relacionamento entre o departamento comercial, através da previsão de vendas, e a programação e controle da produção pode auxiliar na busca da sobrevivência.

As empresas industriais estão cada vez mais engajadas em mercados de dimensões mundiais onde os múltiplos desafios estão exigindo a existência de eficientes Sistemas de Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP).

O PPCP pose ser definido como a função de apoio das atividades de produção visando que os programas acertados previamente possam ser atendidos com eficiência.

A gerencia industrial espera que o PPCP mantenha pressão constante sobre a produção e compras a fim de que sejam cumpridos os planos de produção preestabelecidos, atingindo assim, o faturamento previsto.

O departamento de vendas deseja que o PPCP seja seu representante dentro da fábrica, procurando atender seus pedidos e aceitar as oscilações do mercado e consequentes mudanças de prioridades. Produção deseja que o PPCP emita, com grande antecedência, as ordens de fabricação e montagem estáveis para lotes apreciáveis assim viabilizando uma produtividade alta.

As funções do PPCP podem ser divididas em: Gestão de Estoque – cuida da disponibilidade dos materiais necessários à produção; Emissão de Ordens – toma providência para ter a tempo todas as peças componentes e produtos; Programação de Ordens e Fabricação – verifica a viabilidade da execução dessas ordens; Movimentação das Ordens de Fabricação – registra, informa e transfere o material fabricado e por fim o Acompanhamento da Produção – compara o planejamento com a execução e controla sua correção.

http://amigonerd.net/humanas/administracao/pcp-planejamento-programacao-e-controle-da-producao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com