TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP Planejamento E Controle Da Produção

Exames: PCP Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

INTRODUÇÃO 2

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 2

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO 3

CONTROLE DA PRODUÇÃO 4

CONTROLE DE ESTOQUES 6

Conclusão 7

INTRODUÇÃO

A preocupação constante do empresário moderno é de oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade. Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e bons preços. Conhecer o ambiente interno da empresa e avaliar o que ocorre no ambiente externo é o primeiro passo a ser dado. Desta forma, o empresário poderá visualizar o que pode interferir positiva ou negativamente em seus negócios, e aí sim, passar para a fase mais nobre dentro do conceito da administração de negócios, que é Planejar. A função do Planejamento e Controle da Produção torna-se de suma importância numa empresa que busca a adequação de seus sistemas de produção, de gestão empresarial e logística, frente às mudanças ocorridas em seu setor de negócios e uma vantagem competitiva decorrente das novas exigências do mercado, dos consumidores e clientes.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle são garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de Produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios.

Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Entre os tipos de planejamento e Controle utilizado pelas indústrias está: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior, lucratividade. A palavra chave para o planejamento: controle, eficiência, planejamento, produção, produtividade.

O Just in Time é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar as produtividade global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. (VOSS, apud SLACK ECT al., 1997, p. 474).

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Segundo o livro de Idalberto Chiavenato, o planejamento e controle da produção são o primeiro e ultima etapa de um processo, ele determina como atingir os objetivos de forma eficiente, e a parte que assegura o desempenho e o controle, e controle basicamente são isto comparar o programado e o idealizado, e também agregar qualidade, flexibilidade, e melhor custo. A busca da competitividade por parte das empresas, notadamente quando se objetiva reduzir os custos - associados aos estoques e ao nível de utilização e variação da capacidade produtiva - e melhorar o nível de serviço percebido pelo cliente - em termos de uma maior velocidade de entrega, uma melhor pontualidade nos prazos acordados e um aumento de flexibilidade em relação às variações da demanda e dos recursos produtivos - coloca o sistema de planejamento, programação e controle da produção, os sistemas de programação da produção com capacidade finita (ou “finite capacity scheduling sistems”), que possuem cada um sua lógica própria de solução de problema- normalmente baseada em simulação em computador -, sem que ainda se tenha chegado a um design básico que, como ocorre com o MRPII, domine a abordagem adotada pelos diversos fornecedores de sistemas.

Assim, as decisões decorrentes da programação da produção se tornam um problema combinatório de tal ordem que soluções intuitivas são inadequadas pelas limitações humanas de administrar informações.

Para exemplificar, podem-se citar algumas das diversas possibilidades e restrições:

Em termos de ordens:

• as ordens, geralmente, apresentam datas de entrega diferentes;

• cada ordem, geralmente, está em um estado diferente de completude;

• as ordens podem apresentar preparação de máquinas com tempos e atividades variáveis, em função da ordem anterior;

• cada ordem pode ter roteiros alternativos, dependendo das características tecnológicas dos equipamentos;

Em termos de recursos:

• As máquinas geralmente quebram, bem como demandam manutenção;

• As matérias-primas podem não estar disponíveis;

• As ferramentas podem não estar disponíveis;

Em termos de operações:

• Os problemas relacionados à qualidade geralmente ocorrem, requerendo retrabalhos;

• As operações podem ter tempos de permissibilidade;

CONTROLE DA PRODUÇÃO

Para que o PCP funcione o fundamento principal é o controle e controle quer dizer estar a par de tudo que acontece a sua volta, na linha de produção e no produto final, a quantidade que é produzida é um ponto que deve ser estudado também pois não pode se produzir sem que haja procura tem que ter um cronograma controlando tempo em que é produzido cada peça e calcular-se quanto tempo vai levar para se produzir um lote inteiro e alem desse conceitos deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com