TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcp Planejamento E Controle Da Produção

Pesquisas Acadêmicas: Pcp Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 6

Aula tema 01

3. Atividade de Autodesenvolvimento

Esta tarefa você realiza individualmente por meio de um roteiro de trabalho e requer diferentes níveis cognitivos para sua solução. O objetivo é fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados. Caso tenha interesse, você poderá trocar ideias com o seu professor-orientador na sua unidade.

Importante: Esta atividade não valerá nota, portanto, você não deverá entregá-la ao seu professor-orientador na unidade de ensino. No entanto, sua elaboração é importante para o processo de aprendizagem. Não deixe de fazê-la! Caso você tenha alguma dúvida durante o autoestudo, entre em contato com seu professor-orientador na sua unidade.

Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional - ecossistemas

Atividade

Com base na leitura do capítulo 1 do livro-texto de Responsabilidade Social e Meio Ambiente (RSMA), do Resumo e dos Conceitos Fundamentais da aula-tema 01 aqui no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), avalie em que condições podem ocorrer desequilíbrios nos ecossistemas localizados no Brasil.

Para realizar esta atividade, siga os passos descritos a seguir.

Passo 1: Recupere o conceito de ecossistema e descreva a importância de sua conservação.

Passo 2: Localize no mapa os ecossistemas brasileiros, no endereço eletrônico http://educacao.uol.com.br/ciencias/ecossistemas-brasileiros-mapa-da-distribuicao-dos-ecossistemas.jhtm. Acesso em: 31 mar. 2011.

Figura 1 – Ecossistemas brasileiros

Fonte: <http://educacao.uol.com.br/ciencias/ecossistemas-brasileiros-mapa-da-distribuicao-dos-ecossistemas.jhtm>. Acesso em: 27 jul. 2012.

Passo 3: Uma das estratégias mais adotadas para a conservação dos ecossistemas são as áreas protegidas. No Brasil, existem diferentes tipos de áreas protegidas, como, por exemplo, os Parques Nacionais. Conheça o programa “Turismo nos Parques” por meio do documento disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EVkpTdkdtZVZYbEU>. Acesso: 27 jul. 2012.

Passo 4: Escolha um Parque Nacional brasileiro e descubra sua localização, seu motivo/objetivo de criação e quais as principais espécies protegidas por sua causa. Lembre-se também de verificar quais são as atividades desenvolvidas nas terras vizinhas ao parque e que podem trazer riscos à biodiversidade protegida.

4. Atividade Colaborativa

A Atividade Colaborativa é uma atividade elaborada em forma de estudo de caso, situação problema, projeto, e é realizada com o seu grupo de sala de aula. O objetivo é estimulá-lo a resolver uma tarefa por meio da discussão com os membros de seu grupo, promover a troca de ideias e a construção do conhecimento. Portanto, você tem responsabilidades individuais para cumprir, de modo a colaborar com o seu grupo na execução do trabalho. Converse com seus colegas na unidade e organize a melhor forma de elaborar as tarefas propostas por aula-tema. Quando o grupo finalizar a tarefa, um elemento do grupo entregará a atividade ao professor-orientador na unidade de ensino.

Vamos começar?

Importante: Esta atividade não valerá nota, portanto, você não deverá entregá-la ao seu professor-orientador na unidade de ensino. No entanto, sua elaboração é importante para o processo de aprendizagem. Não deixe de fazê-la! Caso você tenha alguma dúvida durante o autoestudo, entre em contato com seu professor-orientador na sua unidade.

Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional – ecossistemas

As atividades colaborativas compõem um desafio e devem ser desenvolvidas em equipe ao longo do semestre. São conduzidas pelo professor orientador e tem como objetivo promover a troca de ideias e a construção do conhecimento, de forma que cada participante contribua efetivamente na elaboração de um projeto.

Forme um grupo com a quantidade de estudantes indicada por seu professor orientador. Organize os encontros para estudo, tire dúvidas com seu professor orientador, troque ideias, faça leituras e pesquisas e desenvolva as atividades propostas.

Lembre-se de que, numa equipe de trabalho, é fundamental que haja:

• compartilhamento de informações com o objetivo de se obter um desempenho e resultado coletivo;

• responsabilidade individual e de todos os integrantes do grupo;

• habilidades de um integrante que se complementam com as de outro.

Aproveite a oportunidade para dar a sua contribuição para construir o conhecimento coletivamente.

Bom estudo!

O desafio

Com base nas informações discutidas no livro-texto e nas demais atividades da disciplina de RSMA, e consultando a seção Recursos (ao final desta atividade), convidamos você e seu grupo a elaborar um projeto de sustentabilidade.

Este desafio é importante na construção de novas dimensões para seu desenvolvimento pessoal e profissional e para obter uma visão aprofundada e ampla das necessidades não somente do mundo dos negócios, mas da sociedade na atualidade e suas perspectivas futuras.

Para a realização deste projeto, você e seus colegas receberão o enunciado de atividade em cada aula-tema. O projeto em grupo deverá ser desenvolvido ao longo de todo o semestre. Cada aula-tema terá uma tarefa para ser desenvolvida em grupo (atividade colaborativa) que, juntas, vão compor o projeto, o qual será avaliado em dois momentos: as atividades colaborativas das aulas-temas 01, 02, 03 e 04 deverão ser entregues para formar parte da nota do primeiro bimestre; e, por fim, na aula-tema 07 o projeto deverá ser entregue completo para o professor orientador do seu grupo, na unidade da Anhanguera em que vocês estudam.

O que é um projeto de sustentabilidade

Tudo o que fazemos na vida é decorrência de um projeto. A partir do momento em que pensamos em gozar de férias, já começamos a elaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com