TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE MERCADO - ANHEMBI - ATIVIDADE 3

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

Quando afirmamos que as técnicas e modalidades de pesquisa devem ser variadas e flexíveis, tendo em vista o atendimento às várias necessidades colocadas pelo mercado, pensamos na sua efetividade como serviço essencial de apoio às decisões de marketing. Geralmente as variáveis se dão entre duas modalidades básicas (quantitativas e qualitativas).

A partir de então, metodologias fundamentais são definidas como as mais eficientes a cada diagnóstico de caso.

Dentre as Pesquisas Qualitativas temos as DISCUSSÕES EM GRUPOS (Focus Groups). De maneira sintética, defina e comente este tipo de levantamento de dados.

________________________________________________________________________________________________________________________________

O "Focus Groups" consiste em uma entrevista com um pequeno grupo composto pelo público alvo, conduzida por um moderador devidamente capacitado e preparado para tal, com o objetivo de extrair as percepções dos pontos de interesse.

Esta técnica de pesquisa tem inúmeras vantagens e é famosa por isso, e pode inclusive, trazer informações valiosas sobre as percepções que, por vezes, poderiam nem ter sido pensadas ou planejadas para tal descoberta. Isso ocorre em função do médoto em que é disposto a condução da entrevista, fazendo com que o público entrevistado exponha suas percepções de maneira natural, ou seja, podendo expor inclusive pontos importantes que não estavam previstos, além das ações e reações da interação do grupo, que podem revelar pontos, atributos e comportamentos importantes.

Apesar das inúmeras vantagens, esta técnica deve ser aplicada corretamente e com o melhor preparo possível para que se obtenha sucesso ao final do processo, para isso, são necessários que o ambiente, o moderador, os participantes, o roteiro da entrevista, a forma de condução e o relatório sejam previamente estudados e preparados para tal, todos devem ser adequados e ter uma qualidade mínima para que o resultado do processo seja satisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com