TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA MERCADOLÓGICA

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

r14

PESQUISA MERCADOLÓGICA – PIM II

CUIABÁ, 02 DE DEZEMBRO DE 2014

CLIENTE: BAMBOO BRASIL

ALUNO: JOÃO PAULO PAIXÃO MARTINEZ SANDUBETE


SUMÁRIO

RESUMO GERENCIAL        3

OBJETIVOS        4

METODOLOGIA        4

PRINCIPAIS RESULTADOS        5

RECOMENDAÇÕES        6

GRÁFICO DE ENTREVISTADOS        6


  1. RESUMO GERENCIAL

Em entrevista com a empresa Bamboo Brasil, situada em Cuiabá – MT a 14 anos, que oferece óculos de sol e receituário (óculos de grau), nas suas 4 lojas (Shopping 3 Américas, Pantanal, Goiabeiras e o Quiosque do Aeroporto). Nos foi informado que para o ano de 2015 irão migrar seu sistema de vendas para atingir o atacado, no Brasil todo.

Hoje contam com uma equipe de 9 representantes, distribuídos nos estados de MT, MS, RS, PE, CE, SP, PR e PA e munidos de catálogos e mostruários, visitam óticas e lojistas do varejo apresentando seus produtos e fechando novos negócios.

O projeto visa auxiliar a empresa nessa migração, com uma pesquisa mercadológica local que entregará uma base satisfatória de informações, com argumentos plausíveis de que esse novo sistema funcionará.

A empresa é filiada a ABIÓPTICA (Assossiação Brasileira de Ópticas) que faz eventos e feiras pelo Brasil durante o ano, para que os produtos dos fabricantes possam ser oferecidos aos donos de óticas num canal de vendas corpo a corpo, entre industrias e lojistas.

A Bamboo Brasil participou de duas dessas feiras em 2014 (FENÓPTICA em Fortaleza e AJORSUL em Gramado), que partiu dali a decisão de atingir esse mercado, pois seus produtos foram bem recebidos pelos lojistas.

Com o resultado da pesquisa feita, foi constado que mais de 80% dos pesquisados compram óculos de sol em lojas de departamento, como acessório. 20% compram para benefícios da saúde.

Os óculos de sol normalmente é comprado como segundo produto, pois o motivo da visita à ótica foi a compra de um óculos de receituário (de grau). Nisso vimos que fomentar a oferta do óculos de sol como acessório, para o cliente que vai fazer um óculos de grau na ótica, se convertia em venda em mais de 60% da vezes. Os lojistas tratam como “venda casada” e bonificam seus colaboradores quando essa estratégia se concretiza.

O grande vilã dos fabricantes de óculos é a pirataria, que hoje consome mais de 38% dos clientes, que fazem compras em camelôs ou ambulantes (Fonte: Pesquisa da ABIÓPTICA de 2014).

  1. OBJETIVOS
  • Mostrar que a migração de atendimento para o atacado é mais satisfatória para o faturamento anual, que apenas manter lojas no varejo local.
  1. METODOLOGIA

O método da pesquisa utilizada foi o descritivo quantitativo estatístico e qualitativo e a coleta realizada através de telefone com a utilização de um questionário estruturado de conteúdo disfarçado.

As técnicas amostrais utilizadas foram probabilística simples, respeitando a escolha dos elementos que vão compor a amostra. A escolha foi realizada através do banco de dados da empresa aleatória por meio de sorteio. Foram sorteados 50 clientes, mais foram realizadas 20 entrevistas.

Os questionários aplicados foram elaborados de acordo com os objetivos específicos.

A coleta foi realizada no dia 02 de novembro de 2014. A amostra é composta por 20 entrevistados, sendo 5 em Cuiabá-MT, 3 em Campo Grande-MS, 5 em Fortaleza-CE, 2 em Gramado-RS e 5 em Curitiba-PR.

  1. PRINCIPAIS RESULTADOS

Vimos que para ser atacadista, a atitude comercial mais agressiva e conhecimento do prosuto por parte do representante são os principais diferenciais entre as marcas.

Dos 20 pesquisados, 16 disseram que compram determinada marca, não pelo tipo de produto ser ou não de grife e sim que o representante da mesma tem um ótimo relacionamento com eles. Os outros 4 se importam com a marca/grife do produto e não com o atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (263.3 Kb)   docx (313.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com