TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 6 UNIP

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 10
  1. ANÁLISE DA ESTRATÉGIA

Para que sua rota de crescimento seja sustentável, a GOL busca aproveitar suas características mais fortes, potencializando o que há de mais positivo em seu perfil e explorando novas oportunidades. A partir de seu posicionamento estratégico, a companhia conquistou vantagens competitivas que a diferenciam no mercado perante seus stakeholders, são elas:

  • Tirar proveito da forte posição de mercado no Brasil e na América Latina
  • Incrementar a eficiência operacional
  • Fortalecer liquidez e posição de caixa
  • Estimular a demanda
  • Expandir a base de clientes
  • Estabelecer e aumentar os negócios de receitas auxiliares (provenientes de negócios como GOLLOG VOE FÁCIL, entre outros).

A GOL foi pioneira no setor de aviação civil no país, ao operar sob a estratégia low-coast, low fare, expressão em inglês que significa baixo custo e baixa tarifa. A empresa promoveu uma democratização do setor, aplicando preços acessíveis e compatíveis, ganhando mercado através de baixo preço e custos, como resultado, melhorando a produtividade. Durante os primeiros meses de atuação a companhia já alcançava resultados positivos e ao longo dos anos conquistou um alto grau de satisfação e confiança perante seus usuários.

Com base neste histórico de sucesso da empresa, em que mesmo em uma época de crise no setor da aviação, aonde investir em transporte aéreo no Brasil era um negócio extremamente inoportuno e arriscado, este projeto visa novamente uma ação diferenciada a ser realizada pela empresa GOL, a empresa levará novamente para usuários que antes achavam impossível entrar em um avião, a oportunidade de viajar. Esta ação se define em um plano de negócios que tem como objetivo principal, oferecer diretamente a clientes de baixa renda, das classes C e D, uma oportunidade de viajarem de avião, o projeto tem como objetivo inicial se instalar em favelas e periferias de São Paulo – SP, e oferecer uma forma de pagamento através de carnês e sistemas de fidelização, aonde o cliente só embarca quando quitar todas as parcelas.

Nas palavras do presidente da companhia Paulo Kakinoff, retiradas do Código de Ética da empresa GOL, disponível em (http://www.voegol.com.br/pt-br/investidores/paginas/default.aspx) ele diz: “Atuar com inteligência em tudo o que fazemos, sempre buscando meios de nos manter com o menor custo entre as empresas aéreas” este projeto se alinha perfeitamente com os valores da empresa GOL, oferecendo confiança, se comprometendo com o cliente, de forma simples prática e eficiente, sendo proativa, indo até o cliente e não esperando por ele, com a missão de aproximar pessoas com segurança e inteligência, o plano de negócios desenvolvido neste projeto integrado multidisciplinar visa um ganho de mercado, atraindo novos clientes para a empresa GOL, agregando receita atingindo diretamente a “nova classe média”, que segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), nos últimos dez anos são mais de 52 milhões de brasileiros que ascenderam à classe média.

  1. ÉTICA E LEGISLAÇÃO

O cenário atual caracterizado pelos avanços tecnológicos ocasiona mudanças de comportamentos nos clientes, concorrentes e profissionais. Hoje está cada vez mais difícil para as organizações se manterem atraentes no mercado com este cenário, preservar a imagem organizacional é indispensável para manter esta atratividade. Com a ética fortemente presente na cultura organizacional, condutas desfavoráveis à imagem da empresa podem ser evitadas.

A comparação de preços como papel de desempate durante uma escolha de um produto ou serviço vem sendo deixado de lado pelo consumidor, assim como a qualidade também não é um diferencial, o consumidor atual esta cada vez mais exigente, procurando um valor agregado ao produto ou um serviço extra que seja oferecido pela organização, e principalmente o valor que a marca deste produto tem. Para que estas necessidades do mercado sejam atingidas, a ética deve ser fixada na cultura de uma empresa, difundida entre clientes, colaboradores e fornecedores.

Estas práticas com foco na conscientização da ética empresarial precisam trabalhar principalmente na educação pessoal, por mais que o colaborador não tenha esta conduta incorporada à sua cultura pessoal, será responsabilidade da empresa mostrar a importância e necessidade da ética nas relações empresariais.

2.1 Ética na Empresa GOL

Pautada em valores e princípios bem definidos, a empresa GOL se preocupa em difundir entre todos os seus colaboradores o senso de ética e justiça, transmitindo a importância do comportamento ético em todas as áreas da empresa, seja no relacionamento interno entre os colaboradores, seja também em relações externas. Em 2013 a GOL atualizou seu Código de Ética, afim de que seja abrangente. Além disso, intensificou o trabalho de sensibilização acerca da ética na Companhia, por meio de um curso e-learning em português, inglês e espanhol. Ao todo, 14.864 colaboradores participaram, ou seja, 95,5% de todo o quadro ativo da companhia no Brasil e exterior.

A companhia GOL interage com uma diversidade grande de públicos como clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, governo e comunidades. Assim, é de suma importância ter um padrão de relacionamento, pois as ações e decisões da empresa geram efeitos sobre esses públicos. Sabendo disso, a companhia procura sempre tratar todos os seus pontos de contato com dignidade, respeito, honestidade e transparência, mantendo sempre a integridade, as expectativas e a privacidade de cada um desses grupos. A empresa em seu manual de ética atualizado em 2013, define claramente como agir e o que se deve fazer com várias situações em que o colaborador possa se deparar, desde como agir com a imprensa até ao relacionamento com a comunidade, definindo as premissas de cada item e as orientações de como agir naquela situação. Abaixo segue um exemplo desta orientação, retirada de seu código de ética, disponível em (http://www.voegol.com.br/pt-br/investidores/paginas/default.aspx) :

Relacionamento

com as mídias sociais

As mídias sociais têm papel extremamente importante no nosso negócio e na

formação da opinião pública.

Espera-se que o colaborador, ao expressar uma opinião pessoal, leve em

consideração que esse ambiente é público e que o conteúdo de sua mensagem

pode prejudicar a reputação da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, ainda que o

autor não se apresente como representante ou porta-voz da empresa.

Dessa forma, prezando a liberdade de expressão dos nossos colaboradores, e

buscando o equilíbrio neste relacionamento, orientamos a utilizá-las com bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com