TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - Gestão de Marketing

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM MARKETING

NATURA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM IV

2019

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL

NATURA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM IV

Luiz Antonio Lembo Junior – RA 1780089

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Gestor de Marketing apresentado à Universidade Paulista – UNIP

2019

RESUMO

Movida por duas paixões, a cosmética como veículo de autoconhecimento e promoção do bem-estar e as relações humanas como forma de expressão da vida, a NATURA conquistou posição de destaque no cenário empresarial brasileiro. A proximidade com a natureza, com a ciência e com a alta tecnologia é capaz de gerar produtos inovadores que proporcionam prazer e bem-estar. A marca conseguiu se posicionar no mercado de forma sólida e inteligente, tornando-se uma das mais fortes, inovadoras, respeitadas e valiosas do Brasil.

Este Projeto Integrado Multidisciplinar pretende demonstrar conceitos aprendidos através de uma Pesquisa de Mercado como um meio para avaliar as necessiddes e interferências da comunicação externa da empresa.

Inteligência de Marketing: Pesquisa de Mercado, Gestão de Comunicação e Mídia e Dinâmica das Relações Interpessoais são as matérias base para este trabalho.

Palavras chaves: Comunicação – Pesquisa de Mercado – Dinâmica de Relações

ABSTRACT

Moved by two passions, cosmetics as a vehicle for self-knowledge and promotion of well-being and human relations as a way of expressing life, NATURA has achieved a prominent position in the Brazilian business scenario. The proximity to nature, science and high technology is capable of generating innovative products that provide pleasure and well-being. The brand was able to position itself in the market in a solid and intelligent way, making it one of the strongest, most innovative, respected and valuable in Brazil.

This Multidisciplinary Integrated Project aims to demonstrate concepts learned through a Market Research as a means to assess the needs and interferences of the company's external communication.

Marketing Intelligence: Market Research, Communication and Media Management and Dynamics of Interpersonal Relations are the basis materials for this work.

Keywords: Communication - Market Research - Relationship Dynamics

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        06

2.        OBJETIVOS        08

2.1.        OBJETIVO GERAL        08

2.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        08

3.        FUNDAMENTOS DA PESQUISA        09

4.        OBJETIVOS DA PESQUISA        10

5.        RELEVÂNCIA DA PESQUISA        11

5.1.TOMADA DE DECISÕES        11

5.2.        INFORMAÇÕES OFERECIDAS        12

6.        RESULTADOS         13

7.        CONCLUSÃO        15

8.        REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

                Muitas empresas não possuem canal de comunicação com seus clientes e isso tem um impacto muito negativo para a marca e em outras esferas organizacionais.

                Assim, este trabalho tem como principal objetivo apresentar uma ferramenta de suma importância que é a Pesquisa de Mercado, que pode ser usada como um norteador pra os gestores das empresas ao tomar determinadas decisões ou seguir certas estratégias.

                Responder sobre os problemas de comunicação de uma grande empresa é de suma importância quando entendemos que tipo de mercado as grandes empresas atuam, e mais precisamente a empresa aqui escolhida que é a Natura, o mercado vive momentos de transformação, principalmente no que diz respeito a forma de gestão, novas formas organizacionais estão surgindo, que muitas vezes estão direcionadas para equipes e processos.

                        A Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, e infantil. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de outros 63 países indiretamente. O número de funcionários, chamados na empresa de "colaboradores", atingiu 7.000 em 2013 e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.

[pic 3]

                A Natura foi criada em agosto de 1969 por Antônio Luiz Seabra após abrir uma loja e uma pequena fábrica no bairro da Vila Mariana em São Paulo, em 1974 a empresa deixou de oferecer seus produtos em lojas e passou a vendê-los no modelo de venda-direta.

        

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Realizar um projeto cujos referente a uma pesquisa de mercado baseada em um problema de comunicação da empresa,   baseado em uma pesquisa que obviamente não se resume a um questionário e, onde os capítulos deverão contemplar as etapas da pesquisa com todas as justificativas e fundamentações teóricas necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (585.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com