TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM UNIP

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

Estatística aplicada

Introdução

Hoje em dia estamos cercados por uma quantidade enorme de informações que não podemos deixar de pensar o quanto a estatística nos é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões.

A Estatística é a ciência que coleta, organiza e interpreta dados utilizando técnicas para lidar com a variabilidade, ou seja, é uma coleção de métodos utilizados para converter dados brutos em informações que auxiliem na tomada de decisão, podendo resolver quase todos os problemas da vida real que envolvam conjuntos de dados.

Sendo assim é inconcebível atualmente um executivo ou profissional nas áreas empresariais, não raciocinar estatisticamente, pois isso é tão necessário quanto a habilidade de comando.


Referências Bibliográficas:
FARIAS A., SOARES, J. & CÉSAR, C.Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2003.

Aplicabilidade da Estatística

Na Oi S.A assim como em muitas empresas do ramo de Telecom, a estatística aplicada é usada no entendimento do consumo de determinados produtos, na tendência de uso, mas principalmente na segmentação interna de clientes, com a finalidade de segregar o publico alvo de determinadas formas de consumo para tomada de decisões como lançamento promoções e de produtos.

Existem diversas formas de segregar a base de clientes, como por exemplo separ por perfil de uso do sistema de comunicação, pelo valor gasto, ou pelo consumo de internet, planos de voz móvel ou fixo e com TV a cabo.

Desta forma é possível medir a penetração de determinado produto no mercado e em sua base e consequentemente prever através de analises amostrais qual será o ganho ou a perda de receita, ou a migração de um grupo para outro.

Atualmente é comum a quantidade de ofertas disponibilizadas pela Oi e seus concorrentes oferecendo uma quantidade maior de acesso a internet móvel, assim como o uso ilimitado de determinados aplicativos como Facebook, Instagram, whatsapp entre outros.

Mas alguém já se perguntou o motivo destas ofertas ou como surgem? É analisando os dados internos captados pela empresa que é possível tomar determinadas decisões para o lançamento de alguns produtos.

Se analisarmos o perfil dos clientes a 10 anos atrás, a maior procura nas operadoras de telefonia eram por pacotes de voz, que possibilitava que os clientes falassem a maior parte do tempo e não se falava de uso da internet no celular.

Sabemos que a tecnologia e a globalização mudam o perfil de consumo dos clientes, mas através da estatística e analise da coleta de dados é possível medir com precisão e com baixa margem de erro, a tomada de decisão com intuito de mudar o rumo da empresa, lançando novos produtos, ofertas e fidelizando a base existente.

É assim que a Oi age, adequando sua estratégia de fornecimento de serviço ao perfil de consumo de seus clientes.

É preciso analisar todos os clientes para saber qual é a tendência de consumo? A estatística mostra que não, e facilita todo este estudo. Através de cálculos com amostras, é possível saber a tendência de toda uma base de clientes ou nicho.

Prova disso é como a área de MKT da Oi direciona seus produtos a suas tendências em seu próprio site e como seus principais concorrentes também se comportam, seguindo a tendência de mercado.

[pic 1][pic 2]

A 10 anos atrás, a necessidade dos clientes era outra, a própria tecnologia dos celulares também, e na época estudos estatísticos realizados possibilitaram enxergar e concluir que o cliente necessitava de planos que possibilitassem uma comunicação por Voz, conforme a propaganda antiga abaixo.

                                                 [pic 3]

Estes estudos são dinâmicos e contínuos, e de fato revelam a novas necessidades que surgem e a necessidade buscada por cada segmento dos seus clientes.

Referências Bibliográficas:Sites: da Oi.com.br e Claro.com.br

O estudo Estatistico também é responsável por mostrar as oportunidades em processos estruturais de produção e atendimento, com a sua aplicabilidade é possível por exemplo notar a quantidade de defeitos por Milhão de oportunidades de um determinado processo.

Com tais dados, é possível saber onde estão os Gaps da empresa e aplicar um controle estatístico dos processos, conhecido como CEP, evitando a reincidência dos mesmos, ou até mesmo a criação de contingencias com o objetivo de conter a proliferação do problema, o que tornaria o processo moroso e criaria uma insatisfação aos usuários do serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (310.8 Kb)   docx (848.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com