TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V - A Gestão Comercial

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.567 Palavras (23 Páginas)  •  1.844 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAIO FABIO FERNANDES DO NASCIMENTO

RA 1886942

Mercearia Morais

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V

UMARIZAL - RN

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAIO FABIO FERNANDES DO NASCIMENTO

RA 1886942

Mercearia Morais

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar V apresentado à Universidade Paulista – UNIP EAD, como parte da avaliação para obtenção do título de Gestor Comercial, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Solimar Garcia.

Orientador: Prof. Solimar Garcia.

        

UMARIZAL

2019

RESUMO

Este estudo trata-se de um projeto interdisciplinar (PIM V) e tem a finalidade de analisar um mercado de bairro, sob o ponto de vista dos conhecimentos teóricos das disciplinas Administração por Categoria de Produtos, Compras e Negociação/Sistema de Precificação e Matemática Financeira estudadas neste semestre de 2019.1. Para tanto, serão apresentados conceitos teóricos de cada disciplina relacionando-os com as especificidades observadas no estabelecimento comercial. A empresa estudada será a Mercearia Morais, um mercado de bairro que disponibiliza aos clientes produtos dos mais variados tipos, que vão desde alimento perecíveis e não perecíveis, carnes variadas, passando por materiais de limpeza até alimentos para animais. Localizada no interior do Rio Grande do Norte, numa cidade chamada Umarizal, Centro, na rua Olho D’água dos Borges, cruzamento com a rua Bonifácio Cândido, número 453.

Palavras-chave: vendas, cliente, mercado.

ABSTRACT

This study is an interdisciplinary project (PIM V) and has the purpose of analyzing a neighborhood market, from the point of view of the theoretical knowledge of the disciplines Administration by Product Category, Purchasing and Trading / Pricing System and Financial Mathematics studied in this semester of 2019.1. For that, theoretical concepts of each discipline will be presented relating them to the specifics observed in the commercial establishment. The company studied will be Grocery Morais, a neighborhood market that offers customers products of the most varied types, ranging from perishable and non-perishable food, varied meats, through cleaning materials to animal feed. Located in the interior of Rio Grande do Norte, in a city called Umarizal, Center, in the street Olho D'água dos Borges, crossing with Rua Bonifácio Cândido, number 453.

Keywords: sales, customer, market.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        ADMINISTRAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTOS        7

2.1.  A empresa        8

2.1.1.  Sistema de abastecimento        9

2.1.2 Recursos Humanos        9

3.        GESTÃO DE VENDAS E DE EQUIPE DE VENDAS        10

3.1 ETAPA 1: PLANEJAMENTO DA EQUIPE DE VENDAS        10

3.1.1. Objetivo da equipe de vendas        11

3.1.2. Estratégia de equipe de vendas        11

3.2. ETAPA 2: GERENCIAMENTO DA EQUIPE DE VENDAS        11

3.2.1. Funções para gestão de pessoas        12

3.2.2. Estabelecimento de cotas        12

3.3 ETAPA 3: ATENDIMENTO        12

3.3.1 Atendimento        13

3.3.2 Pré-venda        13

3.3.3 Abordagem        13

3.3.4 Sondagem        13

3.3.5 Demonstração do produto        14

3.3.6 Venda adicional        14

3.3.7 Fechamento de venda        15

3.4 ETAPA 4: RELACIONAMENTO COM O CLIENTE        15

3.4.1. Como conhecer o cliente        15

3.4.2. Como desenvolver o relacionamento de longo prazo        16

4.        COMPRAS E NEGOCIAÇÃO E SISTEMAS DE PRECIFICAÇÃO        17

4.1. Compras        17

4.2 Negociação        18

4.3 Sistema de precificação        18

5.        MATEMÁTICA        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho é sobre o Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM V) e tem a finalidade de integrar os conhecimentos das disciplinas estudadas no 1º bimestre de 2019.1, buscando aliar a teoria aprendida com a prática do ambiente de uma organização, sempre observando de forma crítica a aplicação dos conceitos de Administração por Categoria de Produtos, Compras e Negociação/Sistema de Precificação e Matemática Financeira durante o semestre.

         Além disso, será apresentado um planejamento de vendas para melhorar as vendas no estabelecimento, possibilitando que a a empresa possa expandir seus negócios de forma a explorar outros mercados circunvizinhos com o objetivo de ampliar os Mercadinho Morais.

          Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Administração por Categoria de Produtos, será sugerido ao estabelecimento melhorias na distribuição dos produtos no salão de vendas, de forma a tornar mais visível aos clientes.

          Em Compras e Negociação/Sistema de Precificação, será feita algumas considerações teóricas acerca do assunto e aplicadas sugestões práticas de como melhorar em pontos específicos no funcionamento da empresa.

          Matemática Financeira, por fim, serão apresentados alguns conceitos importantes para o entendimento da disciplina e aplicação no projeto de implantação e manutenção de um plano de vendas.

        No mais, será apresentado um planejamento de vendas que buscará nortear o mercadinho Morais no desenvolvimento de uma estrutura organizacional e na implantação de um planejamento com vistas a alcançar outros mercados circunvizinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (212.5 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com