TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Tese: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Tese  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Planejamento e controle são, respectivamente, a primeira e a última etapa do processo administrativo. O planejamento determina os objetivos e como atingi-los de forma eficiente; o controle verifica e assegura o desempenho. Aliar planejamento a controle é comparar o programado e o realizado, é agregar qualidade, flexibilidade e melhor custo.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir?

2° Quanto produzir?

3° Onde produzir?

4° Como produzir?

5° Quando produzir?

6° Com o que produzir?

7° Com quem produzir?

Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos.

Neste encadeamento de ideias e objetivos a serem atingidos, o planejamento e controle da produção – P.C.P. – é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos. Porém, para um bom P.C.P. funcionar, deverá ter como fonte, um Departamento de Engenharia/Projetos altamente organizado e estruturado em termos de informações (Listas ou Estruturas de Engenharia) dos produtos a serem fabricados. Sem um bom projeto, organizado e correto, as chances de um bom planejamento, veem-se reduzidas.

As funções do P.C.P., de maneira geral, são:

- Definição das quantidades a serem produzidas;

- Gestão de estoques de matéria prima e insumos;

- Emissão das ordens de fabricação; - Programação e controle das ordens de fabricação;

- Movimentação das ordens de fabricação da produção;

- Controle e acompanhamento da produção.

“Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão do futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro”. Assim sendo, para que se tenha um bom processo de planejamento, deve-se ter uma visão adequada do futuro, de acordo com a eficácia dos estudos relacionados às simulações dos processos de fabricação.

Através da execução dos planejamentos e cronogramas referentes a todos os processos de fabricação tem-se a possibilidade de se realizar um bom trabalho de controle e acompanhamento da produção. Com a união te todos os planejamentos por processos de fabricação, é montado então o cronograma mestre da produção.

A partir da utilização deste tipo de ferramenta pelo pessoal do P.C.P., puderam ser verificados melhores resultados, principalmente no que diz respeito ao aumento da produtividade. As principais vantagens encontradas foram:

- Administração e controle simultâneo dos serviços em andamento;

- Melhor distribuição dos trabalhos para os colaboradores;

- Planejamento antecipado dos processos de fabricação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com