TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

  FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
6º SEMESTRE

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

ETAPA FINAL

Campinas

Outubro /2014

Passo 1

Discutir e escrever como está o cenário mercadológico brasileiro e as políticas de crescimento do país junto a sua equipe.

1.1 A equipe deverá organizar a discussão, apresentando uma visão social, econômica e política por escrito em um texto ou como imagens de brainstorm.

O cenário mercadológico brasileiro atual é caracterizado por avanços tecnológicos e uma interação social extrema, o que serve de certa forma como base para as empresas conhecerem seu público mais de perto e traçarem planos de mercado.

O Brasil possui atualmente uma economia muito forte. É um país com grande produção e exportação de mercadorias, como por exemplo: a produção de minerais, a exportação e importação de café.

Decorrente aos últimos meses, as áreas de industrias e serviços estão bem desenvolvidas e em um bom momento.

Passo 2

Complementar escrevendo um segundo texto sobre os cenários de atuação do marketing e sua influência no mercado brasileiro atual nos seguintes fatores:

Cidadania, Tecnologia , Cultura, Economia , Educação, Esporte , Saúde , Meio ambiente, Turismo.

O marketing na cidadania pode montar as ações que um estado do país está fazendo para melhorar algo. O marketing vai influenciar as pessoas a querer e acreditar.
Na tecnologia, comercializar produtos e chamar atenção dos consumidores para que eles sintam vontade desejo de comprar.

O consumidor é analisado pelo seu gosto cultural, sofrendo influência da família, crenças, costumes, valores, idade, sexo, raça, enfim, tudo aquilo que impacta na formação de sua personalidade, todas essas referências servem para ajudar o profissional de marketing a descobrir o modelo mental que dá origem ao comportamento de compra de seus consumidores. Entender o comportamento para tentar influenciá-lo, pois quanto mais conheço meu cliente, mais eu posso persuadi-lo

O mercado é ainda, como um todo, uma sociedade de massa e estima-se que o custo de atrair um novo consumidor é cinco vezes o custo de manter um consumidor fiel. Assim, surge o Marketing, que tem como objetivo manter seus consumidores satisfeitos. A satisfação do mercado-alvo depende diretamente do desempenho da oferta em relação as expectativas dos clientes.

As instituições de ensino passaram muito tempo sem considerar a importância do

marketing em suas relações com seus clientes internos e externos. Mas fatores contribuíram para que essa poderosa ferramenta de gestão fosse tratada com a devida

relevância e operacionalizada nas mais importantes organizações voltadas à educação.
É necessário que o conhecimento acerca dos cursos oferecidos pela instituição chegue a todos os púbicos que possam ter interesse em realizar um curso superior. A informação pode, e deve, no caso da educação, agir como fator de estímulo para que cada indivíduo possa encontrar, numa determinada área, cursos que façam vir à tona a vontade de estudar e de desenvolver habilidades, para isso o marketing é necessário.

O marketing relacionado a esportes é um conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou pelo patrocínio de equipes e clubes esportivos.

O marketing relacionado a saúde ainda é pouco utilizado, até pelo desconhecimento de seu significado e aplicação.

Hoje temos o Marketing Verde que é destinado a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar a sua qualidade. Observa-se que o consumidor está cada vez mais consciente com relação aos problemas ambientais, por isso optam por consumir produtos de empresas, os quais são ecologicamente sustentáveis, trazendo assim uma maior competitividade para as empresas ecologicamente corretas. Sendo assim o marketing ambiental tem um grande papel como ferramenta de contribuição para a redução dos impactos causados por propagandas.

O marketing no turismo se relaciona diretamente com o modo como a indústria do turismo e da hospitalidade promovem os produtos e serviços que oferecem aos turistas e viajantes.

Passo 3

Escreva um terceiro texto sobre o que o grupo entendeu do que é e qual importância da Visão, Missão e Valor de uma empresa.

A importância da missão, visão e valores de um empresa é mostrar para o cliente aonde ele quer chegar, o que a empresa faz para suprir as necessidades de seus clientes, fazendo com que se identifique com o que a empresa deseja, subestimando que ela acredite que fez a melhor escolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com