TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing Empresa Superbock

Por:   •  7/2/2022  •  Ensaio  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]        Enunciado de Avaliação

 de Competências Individual

Curso: 

MBA em Marketing

Acção n.º

Módulo:

Como criar um plano de marketing

Trabalho nº

Formador:

 ricardo santos

Formando:

oldegar américo sanches Simões

Data:

Classificação:

Trabalho prático:

R: O Super Bock Group é um grupo de bebidas que detém as marcas Super Bock, Super Bock 1927, Coruja, Carlberg, Pedras, Vitalis e Somersby. Anteriormente o grupo chamava-se Unicer, mas desde 2018 que a Super Bock, um nome que está no mercado há mais de 90 anos, passou a ser não apenas o nome de uma cerveja, mas passou a representar o grupo todo. O Super Bock Group é um grupo com bastante relevância no mercado português e continua em crescente progressão.

A missão do Super Bock Group é “Somos uma empresa com credenciais cervejeiras que se dedica, com paixão, à produção de bebidas e ao desenvolvimento de marcas, excelentes e apreciadas por todos.

  • Inovarmos continuamente para cativar e surpreender clientes e consumidores.
  • Apostar no crescimento e valorização das nossas pessoas e das nossas marcas, os maiores ativos da empresa.
  • Gerar impacto positivo, a médio e longo prazo, na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, obtendo o reconhecimento e a valorização adequados por parte da comunidade e dos acionistas.”

A Visão do Super Bock Group é bastante condensada, mas consegue exprimir o desejo completo da marca de continuar a agradar os portugueses, mas também o mundo: “Paixão local, ambição global”. Os três valores apresentados pelo Super Bock Group continuam nesta linha de pensamento:

  • “Superamos com ambição
  • Confiamos nas pessoas
  • Fazemos com excelência.” (Super Bock Group, Relatório de Gestão 2018)

Para compreender uma empresa, em todas as suas dimensões, é fundamental fazer uma análise externa, que inclua a macro e micro envolvente e a concorrência, no sentido de se compreender o panorama global em que se insere. A análise externa, ao nível da macro envolvente, pode ser realizada com base na Análise PEST-LA, que engloba os fatores políticos, económicos, sociais/culturais, tecnológicos, legais e ambientais. Esta análise pretende apresentar uma perceção realista sobre todos os fatores externos que interferem com a empresa e com o negócio em questão.

Fatores políticos: Governo democrático estável; existência de sindicato de trabalhadores; crescentes e exigentes políticas ambientes ao nível da União Europeia; normas de segurança e higiene no trabalho bastante rigorosas; livre concorrência.

Fatores económicos: crescimento da economia; salário mínimo inferior à média da União Europeia; o mercado é maduro, e, por isso, as marcas apostam cada vez mais na qualidade e na diferenciação; elevada competitividade entre as empresas da área; carga tributária pouco favorável em relação a outros mercados da Europa.

Fatores sociais/culturais: os consumidores são pouco fidelizados neste setor, em grande parte pelas promoções de canais de distribuição; preocupação crescente com o estilo de vida saudável, equilibrado e preocupação com o meio ambiente; crescimento da quota de mercado dos produtos de marcas brancas; crise económica que tende a surgir brevemente devido ao Covid-19.

Fatores tecnológicos: a televisão e o digital são os meios de excelência para divulgação publicitária (sendo que a televisão tem regras para esta área de negócio); crescimento de apps para smartphones que incentivam a divulgação de ações promocionais; proximidade entre a marca e os stakeholders motivada pelo desenvolvimento de redes sociais e websites; evolução tecnológica na gestão de stocks.

Fatores legais: a legislação em vigor pretende proteger e consagrar os direitos dos consumidores; controlo sobre a publicidade a bebidas alcoólicas (sendo proibida na rádio e televisão entre as 7 horas e as 22:30); lei que restringe o consumo de bebidas alcoólicas por faixa etária.

Fatores ambientais: políticas ambientais cada vez mais exigentes; sociedade em geral cada vez mais envolvida nas questões relacionadas com o ambiente; Super Bock Group tem preocupações ao nível de “racionalizar o consumo de água” e “consumir energia de forma eficiente e combater as alterações climáticas”.

Na análise micro envolvente estão incluídos os distribuidores, fornecedores, clientes e outros agentes relacionados com a empresa. A venda dos produtos do Super Bock Group é essencialmente B2B, ou seja, de negócio para negócio. Os produtos do grupo chegam ao cliente final, sobretudo, por canais de distribuição, sejam eles super e hipermercados ou o canal Horeca. Mas, o Super Bock Group também tem vendas diretas ao cliente final, na Casa da Cerveja ou em vendas sazonais, com ilhas em festivais, festas académicas, entre outras. Os fornecedores também têm um papel fundamental na dinâmica de qualquer empresa, pois cada um fornece algo importante para o resultado final, ou seja, o produto. No Super Bock Group os fornecedores são sobretudo ao nível das matérias e embalagens, sendo que 81% são fornecedores nacionais.

O setor cervejeiro já está estabelecido em Portugal há várias décadas, tendo uma procura crescente nos últimos anos. É um setor cada vez mais competitivo, sobretudo pela entrada de novos produtos com outros âmbitos, como por exemplo, as cervejas artesanais. Ainda que o Super Bock Group também venda água e sidra, o foco principal está na cerveja, apresentando múltiplas alternativas. Desse modo, os principais concorrentes em território nacional são o Grupo Heineken e o grupo Sumol+Compal.

  • Central de Cervejas/Grupo Heineken: fundada em 1934, pertence desde 2008 ao grupo Heineken, uma empresa com mais de 150 anos de história e tradição. O grupo tem visão global e de longo prazo. O Grupo Heineken detém as marcas Sagres, Heineken, Desperados, sidra Bandida do Pomar, Strongbow e as Águas Luso e Cruzeiro. Em 2017 o mercado cervejeiro cresceu 5%, sendo que as vendas em mercado nacional aumentaram 6%.
  • Sumol+Compal nasceu em 1945 e tem vindo sempre a crescer, sobretudo devido à sua crescente aposta na qualidade e naturalidade dos produtos. O grupo vende, sobretudo, sumos e refrigerantes, mas também vende a água Serra da Estrela, água com gás Frize e as cervejas Tagus e Estrella Damm.

O Grupo Super Bock tem bastante experiência no setor em que está inserido, contando com anos de evolução e aperfeiçoamento de todas as dinâmicas associadas aos seus recursos, tanto humanos, como materiais, tecnológicos, entre outros. A crescente notoriedade e prestígio no mercado português deve-se aos produtos de excelência que coloca no mercado. O tipo de mercado neste setor de atividade é a concorrência monopolística, uma vez que, há apenas alguns grupos empresariais que detém as várias marcas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (607 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com