TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA: McDonald’s.

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.457 Palavras (18 Páginas)  •  1.554 Visualizações

Página 1 de 18

PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA: McDonald’s.

São Paulo

2015

RESUMO

O trabalho pretende reposicionar uma marca forte no mercado, através de uma análise do ambiente interno e externo da empresa McDonald’s, criar uma estratégia que busque reposicionar a imagem da organização, visando recuperar o público-alvo perdido e atraindo novos da concorrência direta. Utilizando também novas campanhas interativas inspiradas nos jogos olímpicos e incentivando seus clientes quanto à prática de exercícios físicos. Visamos também aumentar as divulgações de ações internas positivas da empresa e dos novos cardápios baseados em uma composição nutricional mais saudável.

Palavras Chaves: Comunicação. Reposicionamento. McDonald’s.

SUMÁRIO

1 ANÁLISE SITUACIONAL DA EMPRESA        

1.1 Empresa        

1.2 Segmentação: Público Alvo        

1.3 Visão Arcos Dourados        

1.4 Missão Arcos Dourados        

1.5 Valores Arcos Dourados        

1.7 Análise de Porter        

2.1 CONCORRENTES DIRETOS        

2.1.1 Burger king        

2.1.2 Bob’s        

2.1.3 Hamburgueria H3        

2.2 Concorrentes Indiretos        

2.2.1 Subway        

2.2.2 Seletti        

2.2.3 Giraffas        

3 PROPOSTA DE NOVA COMUNICAÇÃO: REPOSICIONAMENTO DE IMAGEM        

3.1 Objetivos        

4 AÇÕES DE COMUNICAÇÃO        

4.1 Propaganda        

4.1.1 Revista        

4.1.2 Televisão        

4.1.3 Product Placement        

4.1.4 Rádio        

4.1.5 Redes Sociais        

4.2 Promoção de vendas        

4.3 Eventos e experiências        

4.4 Relações públicas e publicidade        

4.5 Marketing direto        

4.6 Marketing interativo        

5 ORÇAMENTO        

6 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO        

ANEXOS        

REFERÊNCIAS        


1 ANÁLISE SITUACIONAL DA EMPRESA

1.1 Empresa

A rede de restaurantes fast food McDonald’s, inaugurada há 75 anos, possui atualmente mais de 35.000 restaurantes distribuídos em 120 países, empregando 1,9 milhões de funcionários que atendem 70 milhões de clientes por dia. Há 25 anos é uma das marcas patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo FIFA e desde 1976 patrocina oficialmente os Jogos Olímpicos. Segundo o site oficial dos Jogos Olímpicos de 2016, “O apoio do McDonald's ao Movimento Olímpico começou antes mesmo da marca se tornar patrocinadora oficial das Olimpíadas, em 1976. Em 1968, durante dos Jogos de Inverno de Grenoble (França), a rede transportou hambúrgueres para os atletas norte-americanos após eles relatarem que sentiam falta da comida do McDonald's no país da competição. Desde então, a marca tem sido patrocinadora de todas as edições dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, além de ser Restaurante Oficial dos eventos”. O McDonald’s vende principalmente hambúrgueres, batatas fritas, café da manhã, refrigerantes, milk shakes e sobremesas. Tem como carro-chefe o Big Mac, produto o qual foi discorrido, analisado e detalhado no trabalho anterior. Devido à mudança dos hábitos alimentares dos consumidores, a empresa ampliou o seu menu para incluir saladas, peixes, wrapssmoothies e frutas.

        A empresa é detentora da franquia Arcos Dourados, considerada a maior franquia latino-americana. Esta atua em 20 países, possui mais de 95.000 funcionários em 2.121 restaurantes, atendendo 4,3 milhões de clientes por dia. A franquia valoriza e se compromete a proporcionar serviços de qualidade e que geram rentabilidade, agregando méritos aos clientes com a finalidade ampliar a liderança. Incentiva também a prática de uma vida saudável e ativa. No ano passado promoveu atividades, nos países em que atua relacionadas a Copa do Mundo (com o tema: “Que bom que você veio”) e também irá incrementar essas atividades durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.  Não obstante, apoia eventos esportivos para todas as famílias, como a corrida M5K - Mulheres em Movimento, que em 2012 este evento conseguiu reunir mais de 60 mil mulheres em 18 cidades de 15 países da região.

O cardápio do McDonald's oferece diversas opções de comida de qualidade e com informação nutricional para que o cliente possa escolher o que mais se adapta a seu estilo de vida, e devido também à evolução dos gostos e hábitos alimentares. Todos os alimentos são preparados com os mais altos níveis de segurança e higiene, a partir de ingredientes naturais como carne, frango, batatas, hortaliças e laticínios. Os hambúrgueres são 100% carne bovina sem conservantes, os McNuggets de peito de frango são empanados com farinha e cozidos com óleo vegetal natural, e a partir de 2007 eliminaram as gorduras trans nos processos de elaboração de todos os seus alimentos. Pensando no público infantil, a rede tem em seu menu, opções abaixo de 600 calorias e opção de salada de acompanhamento, com uma redução média de 20% no total de calorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (537.1 Kb)   docx (334.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com