TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO 1º SEMESTRE - UNOPAR

Dissertações: PORTIFOLIO 1º SEMESTRE - UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  2.258 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE 4

3 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 5

4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 7

5 HOMEM, CULTURA E SOCIEADE 7

6 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 8

7 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….11

1) INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta de forma estreita e direta, uma empresa bem sucedida no âmbito da medicina na especialidade endocrinologia em conjunto com a nutrição. A mesma realiza seus atendimentos de forma ética e confiável.

Segundo um estudo divulgado na revista científica Lancet, o Brasil é o quinto país com o maior número de obesos em todo o mundo. Portanto, vem crescendo a cada dia a preocupação por parte da população em cuidarem da saúde e manterem suas taxas laboratoriais com níveis satisfatórios, tendo como coadjuvante outro problema a hipo e o hipertireoidismo, fazendo com que haja uma grande procura desses especialistas.

A Metabólica tem a intenção de realizar um trabalho de excelência, atendendo de forma personalizada seus pacientes, sempre em busca de aprimorações e atualizações para que supram as necessidades de seus clientes.

2) DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Clinica Metabólica, localizada à Rua Nações Unidas, 511, Centro. Itabuna-Bahia.

De acordo com o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil) a empresa é considerada de porte médio, privada, prestadora de serviços médicos. Nasceu em fevereiro de 2002, e tinha o nome fantasia NUTRIZ, era localizada na Av. Fernando Cordier e contava com apenas um médico e uma nutricionista. Alguns anos depois a mesma tornou-se pequena para o seu movimento e surgiu à oportunidade de mudar de endereço para uma localização maior e mais centralizada. Sendo assim, foram agregados mais profissionais médicos e outros nutricionistas, além de procedimentos como, por exemplo, o INBODY, que é um exame exclusivo da então hoje Clínica Metabólica, que por ocasião dessa mudança de endereço e de novos serviços direcionados a especialidade de endocrinologia, viu-se também a necessidade de utilizar um nome mais específico para a empresa. Portanto, em fevereiro de 2009 a antiga NUTRIZ passou a chamar-se CLINICA METABÓLICA.

O setor produtivo da empresa atua na área de prestação de serviços médicos endocrinológicos e nutricionais.

A estrutura organizacional é caracterizada como Linear Staff e está dividida em:

• Sócio-diretor: responsável maioral e legal da empresa. Define claramente o foco da empresa. Promove a criação e o melhoramento contínuo de sistemas eficientes de trabalho. Integra a empresa com os departamentos e com cada colaborador;

• Administrador: responsável por todas as tomadas de decisões, juntamente com o sócio-diretor e o corpo administrativo.

• Financeiro: responsável por todos os pagamentos: funcionários e fornecedores, controle de receitas e despesas, etc.

• Gerente: atende diretamente as necessidades da recepção, faturamento e ao sistema operacional, compras de suprimentos em geral.

• Auxiliar Administrativo: organiza e mantém o arquivo e armário de materiais, agendamento das atividades internas e externas, digitação de relatórios, formulários e demais documentos, controle de livro de ponto, etc.

• Recepcionistas: atendimento ao cliente/paciente, preenchimento de guias, atendimento ao telefone.

• Serviços Gerais: responsável pela limpeza da clinica, assim também como o preparo de cafezinhos e chás que são disponibilizados na recepção para o consumo dos pacientes.

Figura 1.1 Estrutura Organizacional

Fonte: Da autora (2014)

3) FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

O modelo da estrutura organizacional da Clínica Metabólica é a Linear Staff. Cada setor se reporta ao sócio-diretor, tendo o suporte dos outros setores de apoio (financeiro, gerência e administração). A rede de comunicações da organização é formada de linhas formais de autoridade e responsabilidade linear e de linhas diretas de assessoria e prestação de serviços de staff.

A organização linear staff mantém o princípio da hierarquia (cadeia escalar). Os órgãos de staff são responsáveis por fornecer serviços de consultoria e de assessoria.

O planejamento da empresa é definido pela administradora, juntamente com o sócio-diretor, onde elaboram as propostas e metas a serem cumpridas e por fim é passado à gerente responsável pela execução do serviço.

A Organização é feita através de um consenso entre o corpo administrativo, no qual definem os cargos e funções a serem ocupadas e desempenhadas pelos funcionários.

A execução do planejamento é orientada pelo gerente.

O Controle é conduzido através da observação e acompanhamento diário. É realizada uma reunião mensal com toda a equipe para avaliar o desempenho do trabalho de cada um, colher informações e aplicar melhorias diante as informações obtidas.

O registro de ponto, ou seja, o controle do horário de entrada e saída dos funcionários é feito manualmente, através de uma planilha mensal disponibilizada pelo gerente da empresa, a mesma deve ser rigorosamente preenchida e devolvida ao setor.

As ferramentas utilizadas para a gestão da organização são: planejamento de tarefas e cargos, princípios da execução, padronização e personalização dos materiais e equipamentos, processo de trabalho e os métodos a serem utilizados.

É executado pelas atendentes um software desenvolvido especialmente para atender as necessidades da empresa, onde é realizado, em primeira instância o cadastro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com