TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTE LOGISTICA

Exames: PROINTE LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  7.253 Palavras (30 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 30

SISTEMA LOGÍSTICO DO TRANSPORTE DE LEITE A GRANEL: UM ESTUDO DE CASO

Aline Dutra – Universidade de Caxias do Sul

Marta Elisete Ventura da Motta – Universidade de Caxias do Sul

Maria Emilia Camargo – Universidade de Caxias do Sul

Uiliam Hahn Biegelmeyer – Universidade de Caxias do Sul

Gabriela Zanandrea - Universidade de Caxias do Sul

Rosecler Maschio Gilioli – Universidade de Caxias do Sul

RESUMO

Diversas mudanças vêm ocorrendo na cadeia de suprimentos do leite, e desse modo, afetando os processos logísticos entre os seus elos. Assim, um sistema logístico bem estruturado e integrado é, atualmente, uma necessidade real de grande parte das empresas, através do qual procuram disponibilizar seus produtos e serviços a uma quantidade maior de pessoas com um nível de serviço adequado. Neste cenário, o transporte é uma peça fundamental que necessita de atenção, visto ser responsável pela operação e planejamento do fluxo de informações dentro das organizações. Assim, este estudo teve como objetivo identificar os custos logísticos e a rentabilidade de uma empresa de transporte que faz a logística externa de uma cooperativa de leite localizada Serra Gaúcha. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, operacionalizada através de um estudo de caso em uma empresa localizada na Serra Gaúcha, que realiza a coleta e o transporte do leite a granel, compreendendo o período de janeiro a dezembro de 2012. Os dados coletados possibilitam uma análise do faturamento do período, quantidade de litros transportados e possibilitam ainda uma análise dos custos que envolvem o processo de coleta e transporte do leite além de uma análise dos lucros obtidos no período. A partir dos resultados obtidos, constata-se que a atividade realizada é lucrativa, visto que a renda obtida no período estudado foi suficiente para cobrir todos os custos identificados.

Palavras-chaves: Sistema Logístico; Transporte de Leite; Custeio.

ABSTRACT

Several changes have occurred in the supply chain of milk, and thereby affecting the logistics processes between its links. Thus, a well-structured logistics system integrated is currently a real need for most companies, in which they try to make their products and services to a greater number of people with a level of service. In this scenario, transportation is a critical piece that needs attention, since it is responsible for the operation and planning of the flow of information within organizations. Thus, this study aimed to identify the logistics costs and profitability of a company that makes transportation logistics outside of a milk cooperative located Serra Gaúcha. Therefore, we carried out an exploratory and descriptive, operationalized through a case study in a company located in Serra Gaúcha, that collects and transportation of bulk milk, comprising the period from January to December 2012. The collected data allow an analysis of the billing period, amount of transported liters and enable further analysis of the costs involved in the process of collection and transportation of milk and an analysis of profits during the period. From the results obtained, it appears that the activity performed is profitable, since the income earned during the study period was sufficient to cover all costs related to the activity.

Keywords: System Logistics, Transport Milk; Costing.

1 INTRODUÇÃO

A coleta do leite no Brasil passou por diversas mudanças nas últimas décadas. O leite, até a década de 90, era armazenado em latões até a indústria de beneficiamento. Desse modo, para que chegasse em condições adequadas de processamento fazia-se necessário que o transporte fosse realizado no início da manhã e por pequenas distâncias, visto que, as condições de obtenção e a temperatura do ambiente podiam comprometer a qualidade do leite (PAIXÃO et al., 2011).

Diante deste contexto, no ano de 2002 o Governo Federal instituiu a Instrução Normativa nº 51, responsável pelos Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do Leite Cru Refrigerado e o Regulamento Técnico da Coleta de Leite Cru Refrigerado e seu Transporte a Granel (BRASIL, 2002).

De acordo com esta instrução:

O processo de coleta de Leite Cru Refrigerado a Granel consiste em recolher o produto em caminhões com tanques isotérmicos construídos internamente de aço inoxidável, através de mangote flexível e bomba sanitária, acionada pela energia elétrica da propriedade rural, pelo sistema de transmissão ou caixa de câmbio do próprio caminhão, diretamente do tanque de refrigeração por expansão direta ou dos latões contidos nos refrigeradores de imersão (BRASIL, 2002).

Além disso, essa normativa fixou e tornou obrigatória a refrigeração do leite em no máximo três horas após o término da ordenha, independente de sua capacidade, sendo que o leite deve alcançar a temperatura de 4°C e 7ºC nos tanques de expansão e imersão, respectivamente, sendo que o transporte pode ser executado em até 48 horas após a ordenha, desde que o leite seja mantido sob refrigeração (BRASIL, 2002; PAIXÃO et al., 2011).

Segundo Teixeira e Ribeiro (2006) o leite deve ser transportado sob essa refrigeração para inibir a proliferação de microrganismos provenientes do momento da ordenha. Visto que o efeito do frio e da higiene diminui a quantidade de unidades formadoras de colônias de bactérias logo após a ordenha e decorridas 24 e 48 horas, conforme pode ser visto na tabela 1.

TABELA 1 – Multiplicação de unidades formadoras de colônias em diferentes condições de manejo

Higiene da ordenha

Temperatura de armazenamento

Número de unidades formadoras de colônias por ml de leite

Ordenha

24 h após

48 h após

Vacas e utensílios limpos

4,4ºC

15,0ºC

4.138

4.138

4.295

1.587.333

5.000

33.011.111

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com