TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER MARKETING PRIMEIRA SÉRIE PARCIAL

Por:   •  29/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

UNIDADE BELENZINHO – SÃO PAULO – SP

CURSO TECNOLOGIA EM MARKETING

CLÁUDIO HENRIQUE NICOMEDES – R.A. 8133388994

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos

Cursos Superiores de Tecnologia I PROINTER I Mod. Online

RELATÓRIO PARCIAL

Tutora EAD Alcides Marques Junior

São Paulo – SP

Maio 2016

INTRODUÇÃO 

Neste trabalho foi feito um levantamento de campo junto ao Restaurante ______, localizado na  Zona Leste da Capital paulista. Com base nas informações colhidas, foi possível elaborar uma análise SWOT que procura identificar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades do negócio.

RELATÓRIO

        Houve coleta de dados primários através de algumas entrevistas realizadas no local, durante o expediente da casa, em modalidade de bate papo informal com o gestor. Esta conversa seguiu um roteiro previamente elaborado pela proposta do trabalho formado por 22 perguntas abertas, que estão presentes no apêndice I ,e, em relação ao questionamento nº 12 da entrevista, por ser muito genérica, foram feitas sub perguntas mais específicas para compor o S.W.O.T.

Foram levantados um pouco do histórico da Empresa, principais concorrentes, andamento do mercado, planejamento para o futuro, tipos de serviços oferecidos pela casa, perfil dos clientes que mais frequentam o estabelecimento e considerações gerais.

Lanches Sam Bom: Com este nome foi constituído em 04 de novembro de 1975 um restaurante no Distrito de Ponte Rasa, zona leste de São Paulo. Em um golpe de sorte, o Sr. Paulo ganhou na loteria e tratou logo de realizar o velho sonho de ter um negócio próprio. Saiu do emprego que tinha em uma grande montadora de automóveis e, após algumas pesquisas, abriu uma lanchonete. Sondando o gosto da clientela, ele logo percebeu que, mais que um lanche, eles queriam também a opção de uma refeição. Com o sucesso obtido, ele logo transformou a lanchonete em um restaurante servindo pratos triviais ao lado de um posto de combustíveis na avenida mais famosa e transitada do bairro. O fato de não terem as qualificações ideais não impediram a conquista de uma clientela cativa que se manteve inclusive quando precisaram mudar de ponto, em uma avenida próxima.

O temor de perder dinheiro é o principal “fantasma” impeditivo de se arriscar em um novo negócio próprio, mas neste caso específico, foi superado justamente pela sorte. Ao invés de viver de renda ou consumir o dinheiro inesperado, a opção prudente foi tentar multiplica-lo. O gestor e sua equipe fazem questão de seguir princípios éticos como a transparência na preparação dos alimentos onde o cliente é muito bem recebido na cozinha, pontualidade na abertura do estabelecimento e recebimento de críticas e sugestões sempre com um sorriso no rosto. A boa inter-relação com toda a equipe é outro fator preponderante. Este é um dos ramos em que mais se observa a necessidade desta coesão entre todos para a qualidade do “produto entregue ao cliente”.

Análise SWOT

A sigla SWOT proveniente do idioma inglês, tem como significado de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Segundo Ferrel e Hartline (2005), os pontos fortes e fracos são determinados por elementos internos relacionados à situação presente (atual) enquanto as oportunidade e riscos são determinados pelas forças externas e relacionados ao futuro. Internamente, este modelo refere-se  às forças e fraquezas da organização em dimensões fundamentais, tais como recursos financeiros, recursos humanos, instalações, capacidade de produção, participação do mercado, percepções dos consumidores, qualidade e disponibilidade do produto ou serviço, e comunicação organizacional. A avaliação do ambiente externo sinaliza as informações mais cruciais sobre o mercado (consumidores e concorrência), bem como as condições econômicas,  tendências  sociais, tecnológicas, como também regulamentos governamentais. (PRESOTTO, Thomas. Plano de marketing para Temakeria Sushi Lounge. 2012. 25 p. TCC (Administração de Empresa)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2016.)

Com base nas informações coletadas, palavras-chaves foram inseridas na matriz S.W.O.T. abaixo:

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

- Prato saboroso

- Fidelidade dos clientes

- Localização privilegiada

- Ambiente confortável

- Higiene

- Preços competitivos

- Mão-de-obra pouco qualificada

- Produtos perecíveis

-  Não oferece serviço “delivery”

- Controles insatisfatórios

- Fachada não atrativa

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

- Aumento do comércio/serviços da região

- Aumento da divulgação

- Uso de aplicativos

- Abertura de concorrentes próximos

- Perda de funcionários chave

- Inflação

- Avanços tecnológicos

A principal falha no uso da Análise SWOT é imaginar que basta preencher os quadrantes. Esse é só o começo da Análise SWOT. Depois do preenchimento, é preciso analisar o que a empresa poderá (ou deverá) fazer para aproveitar seus pontos fortes e as oportunidades, melhorar seus pontos fracos e tentar extinguir ou minimizar o efeito das ameaças potenciais. Em outras palavras, é necessário um plano de ação. (NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta: Análise SWOT (Clássico).:Disponível em:. Acesso em: 05 maio 2016.)

Como pode ser observado, destacamos os seguintes pontos para análise:

Pontos fortes

A fidelização dos clientes foi facilmente notada pelo sabor dos pratos oferecidos a preços competitivos em uma via de movimento e bem localizada sem negligenciar as condições de higiene e conforto.

Pontos fracos

Mesmo com uma clientela fiel e estável, não se chegou ainda a um consenso quanto ao consumo dos clientes voláteis e os produtos mais perecíveis por vezes acaba se perdendo. Outro fator sinalizado como ponto fraco é a fachada do Estabelecimento. Potenciais clientes, sem a propaganda boca-a-boca, dificilmente entrariam no local pois a fachada e decoração externa é bem simplória. A não oferta do serviço “delivery” também significa a perda de vários clientes do entorno que prefeririam se alimentar nas dependências do comércio ou serviço em que trabalham e a maioria da clientela é formada por este público alvo. A alimentação servida é predominantemente caseira e os funcionários dedicados em seu preparo não precisaram de nenhum treinamento mais especializado. Com isso, pratos diferentes do trivial têm maiores dificuldades de entrar no cardápio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com