TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE EXTENSÃO: EXPORTAÇÃO DE PALMITO PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

 PROJETO DE EXTENSÃO: EXPORTAÇÃO DE PALMITO PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Sorocaba/SP

 2019

 

 EXPORTAÇÃO DE PALMITO PARA OS ESTADOS UNIDOS

Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de prática em extensão do curso de Comércio Exterior na Universidade de Sorocaba.

Prof. Me. Helton dos Santos

Sorocaba/SP

2019


Sumário

1.        Introdução..........................................................................................................2

2.        A economia dos Estados Unidos da América        3

2.1.        Produto Interno Bruto dos Estados Unidos da América        3

3.        Economia do Brasil        4

3.1.        Produto Interno Bruto do Brasil        4

4.        Relações políticas entre Brasil e Estados Unidos da América        4

5.        A Empresa        5

5.1.        O produto         5

5.1.1        O plantio do palmito         6

        

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem como finalidade fornecer informações à empresa Sandeleh Alimentos, cuja qual, pretende se estabelecer no mercado americano, porém, encontra barreiras, tais como, barreiras culturais que, segundo o cliente, é o principal motivo de não terem exportado o produto ainda.

A Sandéleh possui quatro marcas com diferentes produtos comercializados. Neste estudo, iremos tratar especificamente da marca Tio Paco, que oferece dentre eles, azeitonas, pepinos, aspargos, cebolinhas, picles, cogumelos champignon, palmitos, etc. No caso, iremos tratar especificamente da comercialização e exportação do palmito da marca Tio Paco.


  1. A ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Quando pensamos na economia dos Estados Unidos da América, estamos falando da maior economia do mundo. Trata-se de uma economia que apresentou destaque em diversos campos econômicos e que funciona em todos os parâmetros capitalistas, possuindo um mercado consumidor interno muito forte e uma produção que visa as exportações.

O EUA produz grande quantidade de gêneros agropecuários mas destaca-se na produção de produtos industrializados e tecnológicos.

A maior parte da indústria norte-americana se encontra nas regiões sudeste e nordeste, já a região sul do país apresenta um forte desenvolvimento no setor agropecuário e na mineração. Grande parte da extração de petróleo e gás natural ocorre nos estados do Texas e Alasca, já o carvão mineral é extraído nos estados de Kentucky, Virgínia Ocidental e Wyoming.

Na Ilha de Manhattan, Nova Iorque, encontra-se o centro financeiro do país, conhecido como Wall Street, onde está localizada a maior bolsa de valores do mundo, a New York Stock Exchange, ou comumente conhecida como Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Outro setor muito importante na produção norte-americana é o de softwares, produtos de informática e eletrônica, onde a maior parte das empresas estão instaladas na região do Vale do Silício, na cidade de San José, Califórnia.

2.1 Produto Interno Bruto dos Estados Unidos da América

O PIB dos EUA no ano de 2017 chegou a US$19,36 trilhões, o maior PIB mundial, composto por serviços (80,2%), industrialização (18,9%) e agricultura (0,9%). Atingindo um PIB per capta de US$59.900.

O EUA possui uma estimativa de força de trabalho de 160,4 milhões de trabalhadores ativos e uma população de 14,1% dos americanos abaixo da linha da pobreza e uma taxa de desemprego de 3,9% (abril 2018).


  1. ECONOMIA DO BRASIL

A economia brasileira foi considerada a nona economia mundial em 2018 e a primeira economia da América Latina, segundo dados do FMI.
O país atingiu o posto de sétima economia mundial em 1995 e manteve-se entre as dez primeiras desde então.

Quando pensamos na economia brasileira, estamos falando de uma economia baseada na produção agrícola, o que caracteriza o país em um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo e ainda como o líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulosa e frutas tropicais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com