TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE MARKETING - SUPERMERCADO COMPRE BEM: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MERCADO PARA A ABERTURA DE UMA NOVA LOJA

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO: CAMPUS VILA MARIANA – UNIBERO

                                                                     2ª SÉRIE

ANA PAULA DOS ANJOS GARCIA RA 8501544222

LUANA APARECIDA FERREIRA DE OLIVEIRA RA 5047569614

SILVIA SANTANA PEREIRA RA 6094655002

3ª SÉRIE

PAMELA CAMPOS RODRIGUES RA 3083206771

RODRIGO FERNANDES ONHA RA 4083352295

VANESSA DA MATA MELO RA 3097354686

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE

TECNOLOGIA EM MARKETING:

PROJETO DE MARKETING - SUPERMERCADO COMPRE BEM: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MERCADO PARA A ABERTURA DE UMA NOVA LOJA.

DISCIPLINAS:   LOGÍSTICA EMPRESARIAL, GESTÃO DE PROJETO EM MARKETING, PESQUISA DE MERCADO, MARKETING DE SERVIÇO, GESTÃO EM MARKETING

TUTOR A DISTÂNCIA: ANDRESA VILELA

SÃO PAULO/SP

2017.1

ANA PAULA DOS ANJOS GARCIA

LUANA APARECIDA FERREIRA DE OLIVEIRA

SILVIA SANTANA PEREIRA

PAMELA CAMPOS RODRIGUES

RODRIGO FERNANDES ONHA

VANESSA DA MATA MELO

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

PROINTER II

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera-Unibero, como requisito parcial à obtenção de nota nas disciplinas de logística empresarial, gestão de projeto em marketing, pesquisa de mercado, marketing de serviço, gestão em marketing.  Tutor à distância: Andressa Vilela.

SÃO PAULO / SP

2017.1

RESUMO

O presente trabalho traz a definição do conceito de Pesquisa de Mercado, seus objetivos, perfis e formas de pesquisa. Tendo como objetivo, proporcionar uma base para a abertura de uma nova filial da rede de supermercados Compre Bem, baseada em um levantamento de dados, pesquisa bibliográfica enriquecida pelo conhecimento de profissionais de   marketing.

Palavras-chave: Pesquisa de Mercado, Marketing de Serviços, Gestão de Projetos.


1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um estudo realizado com informações fornecidas pela gerência do supermercado no ramo varejista mencionada na 1ª parte, no qual será citada a característica da empresa, sua visão, áreas funcionais, estrutura. Também será mencionado o perfil de clientes, qual a forma que a empresa utiliza para conseguir atrair a atenção dos mesmos. Outro aspecto que será citado será em relação à concorrência que a empresa enfrenta e quais as estratégias que a mesma utiliza para conseguir manter os seus e conquistar novos.
Controle contábil, a demonstração do resultado do exercício e também a importância da matemática na empresa.

2. CORPO DO ENSAIO

Os princípios da Rede Compre Bem são essenciais para o sucesso de um empreendimento com foco na satisfação dos clientes, dentre os quais podemos citar “Os Clientes são nossa razão de ser”, “Os Fornecedores são nossos parceiros”, “Colaboradores são atores e beneficiários do nosso desenvolvimento”, “Ser uma empresa cidadã” e “ Lucratividade como base para o desenvolvimento sustentável”. Para a abertura de uma nova filial de uma empresa, de qualquer porte, é necessário um estudo que antecipe tendências, avalie o cenário e visualize grandes oportunidades. A pesquisa de mercado viabiliza a abertura desse novo empreendimento.

Em nosso projeto de marketing enfatizamos a importância da pesquisa de mercado para reduzir as chances de uma empresa fracassar. Hoje a pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial de análise do ambiente mercadológico, seu potencial em novos negócios, em especial no setor de serviços, de maneira que satisfaçam diversos públicos, através do estudo e da interpretação do comportamento dos indivíduos e organizações inseridos em determinados contextos. Segundo dados do IBGE, o setor (de serviços) vem se destacando pelo dinamismo e pela crescente participação na produção econômica brasileira. Logo, uma avaliação prévia do cenário, viabiliza a criação de negócios no setor de serviços, em especial no varejo.

No varejo, especificamente na abertura de novas unidades, lojas, supermercados, hipermercados e franquias, o estudo e compreensão do ambiente é crucial para o sucesso: as informações levantadas ajudam a criar um ambiente que seja interessante para seu público-alvo. Nesse contexto, portanto, é importante encontrar dados profundos sobre o seu público para entender quem são seus compradores, consumidores e influenciadores no momento de compra. Com essas informações, é possível criar estratégias para conquistar e engajar cada um desses perfis de forma criativa e eficaz.

Informações como penetração de mercado, imagem e posicionamento de concorrentes, locais de compra, comportamentos de consumo e mais podem ser levantadas por meio de uma pesquisa de mercado customizada. Com esse conhecimento em mãos, novas ações de publicidade, promoção e PDV podem ser criadas, melhorando a performance de vendas de uma marca.

Para compreender os hábitos e costumes dos seus consumidores e conseguir as melhores informações para seu negócio.

Considerou-se como Comércio Varejista “a atividade comercial estabelecida com 51% ou mais de vendas destinadas a consumidores finais, com 51% ou mais destes constituídos de pessoas físicas e que tenham no mínimo um empregado registrado por estabelecimento”. Dessa forma, ficou excluída grande parte dos pequenos estabelecimentos de varejo, principalmente os familiares, tais como, mercearias, sacolões, mercadinhos, quitandas etc.

Observa-se, portanto, que a pesquisa se restringiu às atividades mais representativas do comércio varejista em termos de receita, salário e pessoal ocupado.

Pesquisa de Mercado é: “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

Segundo Dornelas (2008) o projeto de marketing acaba sendo uma ferramenta extremamente útil. É a partir do plano que o empreendedor pode definir alternativas de apresentação que julgue mais adequadas para buscar o convencimento do público-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com