TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE MARKETING DE SERVIÇOS PARA O SUPERMERCADO COMPRE BEM

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO DE PINDAMONHANGABA

2º SEMESTRE

ATAIS GUEDES DE SIQUEIRA        RA 9978020648

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PARCIAL

PROFESSOR-TUTOR EAD ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

PINDAMONHANGABA/SP

2014

ATAIS GUEDES DE SIQUEIRA        RA 9978020648

ENSAIO ACADÊMICO – PROJETO DE MARKETING DE SERVIÇOS PARA O SUPERMERCADO COMPRE BEM: ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS PARA A LINHA DE ELETRODOMÉSTICOS NA CIDADE DE CACHOEIRA PAULISTA/SP.

Projeto Interdisciplinar III apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, no Curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo de Pindamonhangaba/SP, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância André Luís Negretto Florindo.

PINDAMONHANGABA/SP

2014

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO                                                                        4

2. SITAÇÃO PROBLEMA                                                                        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        7

REFERÊNCIAS                                                                                8

1. APRESENTAÇÃO

O supermercado Compre Bem está chegando a cidade com uma nova rede e pretende abrir uma loja no segundo semestre de 2014. Este projeto vem com um plano de marketing de serviço a favor de integrar no mercado da cidade de Cachoeira Paulista/SP com uma área de alimentos e de eletrodomésticos. O desafio mercadológico é a de eletrodomésticos que precisa de um plano de mercado mais agressivo.

O lançamento desses novos produtos em um mercado competitivo de Cachoeira Paulista é uma tarefa complexa para os executivos de marketing, pois a pequena cidade possui cultura de fidelidade com as empresas já existentes, supermercados que já atuam à anos e já é parte da vida das pessoas. Sendo que na cidade todos conhecem todos e assim quando algo novo chega chama muita atenção das pessoas, mas ao mesmo tempo vêm à desconfiança e rumores que podem não levar o negócio ao sucesso. As constantes mudanças no mercado, em termos de consumo, concorrência e inovações tecnológicas, e a gama de produtos e marcas oferecidos fazem com que o desenvolvimento e o lançamento de produtos seja precedido por um embasamento seguro em informações do mercado, por isso a grande importância do entendimento do público que está sendo inserido o produto.

2. SITUAÇÃO PROBLEMA

- Porque as Organizações necessitam de um Plano de Marketing de Serviço?

Os serviços estão por toda parte e é uma tendência que está crescendo em muitos países por causa do aumento do seu Produto Interno Bruto (PIB) neste setor. O crescimento do setor de serviços não esta limitada às empresas de serviços tradicionais, como de lazer e turismo, de educação e a indústria automobilística, mas está se voltando para aspectos de serviços relacionados à suas operações, para estabelecer vantagens diferenciais no mercado e para gerar fontes de receita adicionais. Em essência, essas empresas, que costumavam concorrer por pacotes de produtos (bens tangíveis), direcionam seu foco competitivo para a provisão inigualável e incomparável do serviço ao cliente. (HOFFMAN, 2010, p.4)

O plano de Marketing de Serviço leva a gerar indicadores econômicos e forças de trabalho estão sendo dominados pelo setor de serviços. E também, mais envolvimento dos clientes nas decisões estratégicas de negócios. Além do mais, os produtos cada vez mais focalizados no mercado e responsivos as necessidades do mercado em constante mudança. E o desenvolvimento de tecnologias que ajudam clientes e funcionários no provimento de serviço, o que também, funcionários têm mais autonomia para desenvolver soluções personalizadas nas solicitações especiais de clientes e resolver os problemas de imediato com o mínimo de inconveniência. Com o surgimento de novas indústrias no setor de serviços e do imperativo de serviço, que reflete a visão de que os aspectos intangíveis dos produtos se tornam características fundamentais que diferenciam no mercado, em que os aspectos intangíveis do produto se ternem cada vez mais características fundamentais que os diferenciam no mercado. (HOFFMAN, 2010, p.5)

Os serviços permeiam todos os aspectos da nossa vida; consequentemente, a necessidade de conhecimentos sobre marketing de serviços é maior hoje do que no passado. Muitas vezes a distinção entre bens e serviços não é clara.

Quando um cliente compra um serviço, ele adquire uma experiência. Os quatro componentes do sistema servuction criam a experiência para o cliente: o ambiente físico de serviços, os provedores de serviços/pessoal de contato, os outros clientes e a organização e os sistemas invisíveis. (HOFFMAN, 2010, p.25)

Como resultado, o marketing deve manter um relacionamento muito mais estreito com o resto da organização de serviços do que é costumeiro em uma indústria tradicional de bens. (HOFFMAN, 2010, p.60)

O setor de serviços é uma das três categorias mais importantes de uma economia desenvolvida - as outras duas são a industrial e a agrícola.

Diversos fatores contribuem para o crescimento do setor de serviços. Entre esses fatores estão o desenvolvimento do e-servisse com base tecnológica, as forças socioculturais originadas da população que está envelhecendo e as forças competitivas da outservicing, que envolve offshoring, outsourcing e automação de muitos serviços. O crescimento constante e o domínio do setor de serviços têm sido vistos com certo criticismo. Indivíduos materialistas acreditam que sem a indústria de transformação haverá muito pouco para as pessoas fazerem no que se refere a serviços. (HOFFMAN, 2010, p.92)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com