TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: PENSAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  4/12/2019  •  Artigo  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

        

Warnei da Silva Sousa

PROJETO DE PESQUISA: PENSAMENTO DO CONSUMIDOR

Belo Horizonte, 25 DE ABRIL DE 2019

1 INTRODUÇÃO

Diante de um mercado globalizado e diariamente atualizado o marketing tem sido um instrumento que altera efetivamente as estratégias dentro das empresas, surgindo através deles as oportunidades e as ameaças de mercado.

Para que o marketing seja uma opção a favor da empresa, ele deve ser bem planejado, estruturado e direcionado, sempre observando, analisando e respeitando as necessidades e os desejos dos consumidores de maneira a se tornar uma arma positiva e eficaz nas organizações segundo (Drucker, 1997).

Para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor de acordo com Kotler (2008) é necessário pensar como um consumidor, entender e ter informação do que eles desejam e como eles escolhem o que compra. Estar sempre acompanhando o modo de agir destes consumidores juntamente com a influência que eles recebem ao comprar é de extrema importância para que as organizações tenham sucesso no mercado e para que elas possam ajustar seus produtos e serviços de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores.

Percebe-se então que para isso é relevante saber: quem é este tipo de consumidor? O que pode influir no ato de compra destas pessoas? Um consumidor pode ter necessidade ou desejo por um bem ou produto e comprar outro depende da influencia que sofre de última hora. O processo que envolve a decisão de compra pode variar muito, entender como agem em determinada situação e em determinada cultura pode influenciar muito no comportamento de compra, o que o consumidor necessita.

Para Blackwell, Miniard e Engel (2005) no modo de compra são várias as razões que influenciam no comportamento dessas pessoas tais como: renda financeira, as pessoas procuram investir em algo que lhe tragam retorno, avaliam o acesso ao crédito e o preço, o tipo de serviço que é oferecido, a qualidade proposta pelo produto ou serviço, a localização e a disponibilidade do empreendimento.

Dessa forma movidos pela satisfação pessoal, por essa força que causa ação através de estímulos, os consumidores procuram aprovação social, dentro dos seus grupos de referência social, alguns por questões culturais, outros por recursos disponíveis ou para suprimento das necessidades futuras.

Confiantes que optaram pela melhor escolha estão dispostos a pagar o preço e alcançar o status almejado. É um processo muito complexo com consumidores que são influenciados desde a hora que levantam no decorrer do dia até o deitar e outros que têm uma opinião formada sobre o que desejam e quais as suas prioridades.

Segundo Cobra (2009) entender qual é o objetivo de compra dos consumidores, se esta meta pode ser sentida ou não, se é por incentivo, se é por ação externa ou por motivação interna, se é consciente ou inconsciente, se é emocional ou racional é de extrema relevância para análise do comportamento que leva o consumidor a comprar. Ele também aponta o valor da pesquisa como importante instrumento para administração mercadológica e para obtenção de dados que vão demonstrar o comportamento do consumidor, a dimensão de tudo o que envolve as oportunidades e o risco de mercado.

  1. JUSTIFICATIVA

Sabemos que o consumo está presente permanentemente em nossas vidas e para que as empresas marketing surge como alternativa para a compreensão do comportamento do consumidor e auxiliar na criação dessas estratégias. Economicamente, este estudo justifica-se pela importância de desenvolvimento de novas técnicas e aplicações, pelas quais as empresas possam compreender o que os consumidores querem e assim estar à frente de concorrentes, mostrando-se cada vez mais preparadas para os avanços científicos e surgimento de novas tecnologias. Também é um estudo que pode auxiliar na criação de estratégias de propagandas, que causem impacto sobre o público, gastando menos com criações que não surtem efeito. “Nossa mente irracional, inundada por questões culturais arraigadas em nossa tradição, criação e muitos outros fatores subconscientes, exercem uma influência poderosa, mas

ocultas, sobre as escolhas que fazemos.” (LINDSTROM, 2009, p. 25) Assim, com o estudo do marketing, é possível verificar quais as motivações para o consumo e o que satisfazem os consumidores em suas escolhas, o que é importante para o sucesso das empresas. Além disso, este estudo pode ser utilizado para o entendimento do assunto por inúmeras pessoas, inclusive para pequenos empresários e comerciantes, que podem se beneficiar com resultados de pesquisas de marketing já existentes, e também servir de base para estudos futuros. É fundamental que o ambiente acadêmico trate e aborde estudos sobre temas que ainda não são muito conhecidos, como o neuromarketing, mostrando a diversidade de trabalhos acadêmicos que podem ser realizados. Por fim, o enriquecimento pessoal é extremamente valioso para o indivíduo. Assim este estudo contribuirá, e muito, para isso, pois, a dedicação para realização desta pesquisa trará grandes resultados futuramente. Será um grande amadurecimento e consequentemente um preparo acadêmico de suma importância. Toda forma de amadurecimento intelectual é válida para nossa formação e crescimento

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Foram utilizados estudos referentes ao marketing e as estratégias que foram desenvolvidas por esses estudos. Com isso, o enfoque se deu pelas influências dessas estratégias no comportamento do consumidor. O desenho metodológico da pesquisa em questão se caracteriza como exploratório, visto que o marketing é uma área de novo conhecimento no Brasil. “As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.” (GIL, 2002, p. 27) O procedimento escolhido para realização da pesquisa foi a técnica de Pesquisa Bibliográfica e documental, “[...] desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” (GIL,2008, p. 50). A revisão bibliográfica incluiu leitura de livros e artigo que apresentaram estudos sobre a influência das estratégias criadas pelo estudo do marketing sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com