TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

SIDNEY BESERRA DA SILVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Análise crítica – Ambev

SÃO PAULO

2017


SIDNEY BESERRA DA SILVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III:

Análise crítica – Ambev

 Trabalho de conclusão de curso

                                                                                    para obtenção do título de

                                                                                  graduação em Marketing

                                                                                      apresentado à Universidade

                                                                   Paulista – UNIP

Orientadora: Prof. Daniela Menezes

SÃO PAULO

2017

RESUMO

O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise crítica do conglomerado Ambev, a partir de fundamentos e elementos de construção teórica apreendidos nas disciplinas deste bimestre, a saber Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Estatística. A escolha da empresa pautou-se pela presença significativa nos mercados interno e externo, como também por um de seus produtos produzidos (cerveja), referência cultural em nosso país, porém, como qualquer outro produto inserido em um contexto socioeconômico de grandes transformações, exige de seus departamentos de finanças, publicidade e controladoria (entre outros) grandes esforços de inovação, adaptação às tendências de consumo e otimização de resultados.

Palavras-chave: Marketing. Mercado cervejeiro. Consumo. Estatística. Contabilidade. Análise crítica.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                04

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA                04

2.1 A empresa                05

2.2 Produtos e serviços                05

3 CONTABILIDADE                06

4 ESTATÍSTICA APLICADA                11

5 FUNDAMENTOS DE MARKETING                12

5.1 Produto...                12

5.2 Níveis de produto                12

5.3 Ciclo de vida do produto                13

5.4 Preço.......                15

5.5 Praça......                16

5.6 Promoção                16

6 CONCLUSÃO                17

7 REFERÊNCIAS                18


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho possui como escopo o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar III, o qual abordará as disciplinas Contabilidade, Estatística Aplicada e Fundamentos de Marketing.

A empresa escolhida para analisar os elementos contemplados nas disciplinas supracitadas foi a Ambev, conglomerado das Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, cuja atuação nacional e internacional reúne exemplos dos desafios de uma empresa inserida no contexto de consumo atual.

Em Contabilidade, será analisado o relatório do primeiro trimestre de 2017 contendo demonstrativo de resultados e balanços; os elementos expostos aqui são fundamentais para análise primária, no que se refere à saúde financeira da empresa e seu potencial para manutenção/crescimento.

Em Estatística Aplicada, serão recolhidos e analisados os dados numéricos da empresa referente ao plano de Marketing e atividades correlatas. A partir dessa análise, é possível identificar como um gestor pode tomar decisões nas mais variadas áreas de atuação, desde desenvolvimento de novas campanhas, extinção de alguns canais de comunicação etc.

E, finalmente, em Fundamentos de Marketing, um grande estudo de análise de mercado e hábitos de consumo será estruturado, para que o trabalho enriqueça em sua essência – a viabilidade de uma campanha de marketing, respaldada em sólida análise financeira.

  1.  DESCRIÇÃO DA EMPRESA

  1.  A empresa

Criada em 1999 a partir da fusão das centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, a Ambev apresenta atualmente números robustos: presente em mais de 19 países, possui 32 cervejarias e 2 maltarias, além de mais de 30 marcas de bebidas e 100 rótulos diferentes. Sua folha de colaboradores registra 35 mil participantes, somente no Brasil. Com uma logística ramificada, agrega 100 centros de distribuição direta e 6 de excelência no Brasil.

Tais números expressam o tamanho da empresa e a cadeia produtiva por ela estruturada, o que por si já configura um desafio.

As empresas que lhe serviram de base na fusão são centenárias – a Companhia Antarctica Paulista, fundada em 1853 no bairro paulistano da Água Branca, e a Manufadtura de Cerveja Brahma & Villerger & Companhia, fundada em 1888 no Rio de Janeiro, trouxeram, indubitavelmente, a tradição de qualidade e produção em larga escala dos produtos presentes no portfólio do conglomerado.

Suas premiações recentes, em âmbitos nacional e internacional, passam desde os produtos – cervejas especiais – quanto no aspecto corpotativo – na última década, foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil , seja pela estrutura de carreiras e prospecção de talentos, seja pela sustentabilidade e inovação.

Dessa forma, a Ambev fornece elementos suficientes para se analisar as estruturas inseridas neste projeto.

  1.  Produtos e serviços

A Ambev produz mais de 100 rótulos, entre: cervejas (carro-chefe), refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos, águas e chás.

As cervejas agregam o maior número de marcas e variedade de classes, a saber – Adriatica, Antarctica, Beck’s, Bohemia, Brahma, Bucanero, Budweiser, Caracu, Colorado, Corona, Franziskaner, Goose Island, Hertog Fan, Hoegaarden, Leffe, Löwenbräu, Negra Modelo, Norteña, Original, Patagonia, Polar, Quilmes, Serramalte, Skol, Stella Artois e Wäls.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com