TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

3º SEMESTRE

AMANDA JULIANA MORAES MOREIRA MONTEIRO        RA 873699556-5

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING III (PROINTER III) – RELATORIO PARCIAL – 3º SEMESTRE

 

PROFESSOR-TUTOR EAD LEANDRO GOMES

        

MOGI DAS CRUZES – SP

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                2

SITUAÇÃO ATUAL                                                                                3

ESTRATÉGIAS BASEADAS NAS PESQUISAS                                                4

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        7

REFERÊNCIAS                                                                                8


INTRODUÇÃO

O trabalho que segue tem por objetivo apresentar a atuação de um profissional da área de marketing que atualmente é parte fundamental para o crescimento de uma empresa, independente de seu porte. Quando falamos de crescimento, automaticamente nos deparamos com ações a serem tomadas para alcançar o objetivo, que podem ser pesquisas de mercado, projetos de marketing, etc.

No trabalho a seguir será desenvolvido, as opções que um profissional de Marketing tem para executar seu trabalho minimizando as chances de erros e aumentando as chances de sucesso da empresa no alcance de seus objetivos.


SITUAÇÃO ATUAL

O supermercado Compre Bem, é um supermercado de médio porte, que possui quinze lojas distribuídas no interior de São Paulo, e pretende abrir uma loja em Mogi das Cruzes no segundo semestre de 2015. Nos mercados onde atua a rede está muito bem posicionada com participação de mercado e com parcela de lembrança na mente do consumidor acima da média dos concorrentes de mesmo porte e segmento. O supermercado está com o foco direcionado para linha de eletrodomésticos que carece de um plano mercadológico mais agressivo, já que a linha de alimentos vai muito bem.

O mercado no qual pretende se inserir (supermercados em Mogi das Cruzes) está bem carente já que há apenas dois concorrentes diretos que trabalham com alimentos e também eletrodomésticos, levando em consideração que a cidade é grande e razoavelmente populosa e principalmente que os concorrentes estão situados no mesmo bairro existe a possibilidade de uma melhor localização para receber um publico maior. E assim alcançar uma inauguração impactante e lucrativa, alavancando as vendas de eletrodomésticos a cada dia.

Para alcançar os objetivos em um mercado competitivo e globalizado onde as variações e mudanças acontecem de forma muito rápida nossa organização precisa de um plano de marketing. O plano de Marketing não é garantia de sucesso, mas reduz as possibilidades de erro e permite analisar o mercado, identificar tendências para se adaptar as possíveis mudanças, facilita a implementação de ações, gerando aumento de vendas e lucratividade do negocio.

Segundo Philip Kotler, a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KOTLER, 2002).

Sempre sairá na frente, a empresa que conhece seu publico, então é fundamental também a pesquisa de mercado, para que possamos obter uma visão mais ampla e especifica, já que nela fazemos um levantamento de informações sobre a empresa, o mercado em que vai se inserir, o publico alvo e a concorrência. As respostas obtidas servem como ponto de partida para a empresa, já que podem auxiliar na tomada de decisões levando em consideração os objetivos da empresa. A pesquisa é baseada na coleta de dados e informações, que devem ser precisas e interpretadas de maneira correta, para um resultado assertivo.

Para isso utilizaremos a gestão de projetos, que é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Sendo assim um projeto é caracterizado por ser temporário (com data para inicio e fim), é desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva, envolve uma equipe de profissionais, tem recursos limitados e deve ser planejado, executado e controlado. Para se organizar, minimizar os riscos, aperfeiçoar os recursos e satisfazer os clientes, lançaremos mão da gestão de projetos.

Quem quer se destacar em relação a seus concorrentes deve inovar e entender as necessidades de seus clientes, para isso é fundamental um plano de marketing consistente e bem estruturado que estará em todos os processos e passos que a empresa tomar em direção ao crescimento, expansão e lucro. Será fundamental o crescimento da venda de eletrodomésticos já que na região os habitantes consideram essencial essa disponibilidade de possibilidades de compra num mesmo ambiente, os moradores consideram de alta importância na hora de escolher o supermercado para fazer as suas compras a variedades não só de produtos alimentícios como também eletrodomésticos e objetos de decoração.

ESTRATÉGIAS BASEADAS NAS PESQUISAS

Como estratégia para alavancar as vendas de eletrodomésticos sugere-se inicialmente, avaliando o que atrai o consumidor ao supermercado é a variedade de produtos que ele confia em encontrar, então é importante apostar na variedade de marcas e de produtos para que nosso cliente tanto no setor alimentício, como também no “eletro”, não podemos permitir que nosso cliente sinta a necessidade de procurar nosso concorrente e principalmente temos que garantir que ele ao sair de nosso estabelecimento sinta-se totalmente satisfeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com