TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Sobre filme Lendas da Vida

Por:   •  5/8/2019  •  Ensaio  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM DIREITO EMPRESARIAL E DOS NEGÓCIOS IV

Disciplina: Noções de Marketing e Relações Humanas Empresariais

Prof.: Josemar Sidinei Soares.

Pós-graduanda: Patrícia Castellem Strebe.

Todos nós convivemos com outras pessoas. Na família, no trabalho, no lazer, no trânsito, somos seres sociais, não conseguimos viver em uma bolha, isolado dos demais. Só por isso gera a necessidade em nós de compreendermos o ser humano, para melhorar nossos relacionamentos. Especialmente a carreira jurídica, pois em grande parte, trabalha com situações geradas pelas pessoas e seus relacionamentos, e pressupõe uma rede de contatos para estabelecer seus clientes.

Durante as aulas de Noções de Marketing, nos dias 24 e 25 de outubro de 2014, vimos alguns aspectos fundamentais no relacionamento humano. Percebemos que não estamos preparados para lidar com diversas situações que nos são apresentadas, pois o estudo das relações e do homem não é algo considerado fundamental na educação formal. Isso resulta em pessoas na casa dos 20 a 30 anos, com um nível técnico elevado, mas que não conseguem lidar com o outro e consigo mesmo. O resultado disso, são relações desgastadas, não alcance do potencial, desentendimentos, problemas no trabalho, demissões, divórcios, abusos etc.

Um dos principais problemas atuais é a infantilização das pessoas e das relações. As principais características da pessoa infantil é: chora diante do conflito, não aceita críticas, entendendo-as como pessoais, é irresponsável, fofoqueiro, imediatista, entre outras. Todas essas características não são aquelas que nos vem a mente quando pensamos em uma pessoa bem sucedida.

Algo que é fundamental para um bom relacionamento com os outros e construir uma carreira e vida de sucesso, é o autoconhecimento. Quem não se conhece não sabe seus pontos fortes e qualidades para valorizá-los e usá-los. Quem não se conhece não sabe seus pontos fracos e dificuldades para superá-los. É o autoconhecimento constante que leva a pessoa a ser um bom pai/mãe, filho/filha, marido/esposa, profissional.

Para um melhor entendimento do que é o ser humano, realizamos um trabalho em sala de aula listando cinco características humanas virtuosas e cinco não virtuosas para discutir. Dessa listagem de todos os participantes, as seguintes me chamaram mais a atenção:

Características virtuosas: paciência; emoção; honestidade; inteligência; ser social; otimista; maturidade; tolerância; altruísmo; ética; desejo de mudar; coragem e persistência.

Características não virtuosas: impaciência; medo; imaturidade; imediatista; intolerância; insegurança; pessimista; medo da mudança; raiva; irritação; arrogância; impulsividade; teimosia; preconceito; mentira; confusão;  dependência; infantilidade.

Foi-nos pedido, pelo professor Josemar, assistir a um dos dois filmes e identificar as características virtuosas e não virtuosas do ser humano, já listadas. Os filmes são Lendas da Vida e Monstros S/A. O escolhido é Lendas da Vida.

O filme Lendas da Vida trata sobre a história de Rannulph Junuh (Matt Damon) o melhor golfista de Savannah. Ele tem uma vida boa e sua namorada Adele Invergordon (Charlize Theron) é a filha do mais rico proprietário de terras da região. Mas chega a 1ª Guerra Mundial e Rannulph vai lutar na Europa, tornando-se o único sobrevivente de uma perigosa missão. Após este fato Junuh quando retorna da guerra, ele é um homem derrotado, desistindo tanto do golfe quanto de Adele em favor da bebida. Em 1930, o pai de Adele tinha cometido suicídio, pois tinha gasto todo o seu dinheiro construindo um enorme campo de golfe, e, em virtude da crise que o país vivia, as oportunidades de recuperar o capital investido tinham diminuído muito. Adele é pressionada pelos cobradores para vender o campo de golfe para pagar as dívidas do seu pai, mas ela se recusa e acredita que o certo é promover uma grande partida, com Bobby Jones (Joel Gretsch) e Walter Hagen (Bruce McGill), os dois maiores jogadores do momento, que disputariam um prêmio de 10 mil dólares. Os cobradores organizam uma tentativa de boicote à disputa, que é mal sucessidida e a população aceita-a, mas insiste em ter um representante local no torneio. Rannulph Junuh é o escolhido, por indicação de Hardy Greaves (Michael Moncrief), um menino de 10 anos que é fã do esporte e de Junuh, mas ele agora é um alcoólatra que perdeu o swing. Inicialmente ele rejeita a oferta, pois perdeu sua habilidade, mas repentinamente surge Bagger Vance (Will Smith), que se oferece para ser seu caddy por apenas cinco dólares e ajudar Junuh a recuperar seu verdadeiro balanço e consegue fazer com que Rannulph decida por participar do grande jogo. É um filme que trata de esperança e de capacidade de mudar, acreditar em si e superar seus medos. Umas das cenas que mais me chamou a atenção é quando Junuh, após aceitar a oferta e passar a noite em claro tentando acertar uma tacada, desiste de tudo e resolve ir embora. Ele conversa com Bagger que não o desencoraja, fazendo com que ele mesmo realize a escolha. Durante o trajeto até a estação de trem, Junuh vai encontrando a população da cidade, ricos e pobres, que estão lhe saudando por entrar no torneio. Nessa cena, podemos identificar algumas características, tanto virtuosas quanto não virtuosas: o medo e a covardia de Junuh de enfrentar as dificuldades, a paciência de Bagger em aguardar a decisão e a reconsideração de Junuh, e as emoções, alegria e esperança da população da cidade, em ver seu ídolo voltar a ativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com