TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: A Vida dos Outros

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  5.998 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do filme: A Vida dos Outros

O filme A Vida dos Outros, conta a história de um agente da Stasi, a polícia secreta da Alemanha comunista. A obrigação desse oficial do Estado é espionar e interrogar suspeitos de conspiração. O suspeito é Georg Dreyman, um dramaturgo considerado cidadão que não contraria o regime político nem mesmo o governo. Entretanto, o ministro Bruno Hempf, desconfia do escritor e passa a vigiar sua vida e de sua namorada a famosa atriz Christa Maria.

A missão de espionagem é passada para Anton Grubitz que determina que seu subordinado, Gerd Wiesler, fique sob o controle dessa espionagem. Wiesler é um funcionário exemplar, entretanto, demonstra ser um homem sério e triste, sem saber o real sentido de sua vida. Em serviço, o agente da Stasi monta uma estrutura de investigação e o casal Dreyman e Christa passam a ser vigiados 24h. A necessidade dessa investigação é detectar, reportar e eliminar qualquer ideia antipartidária.

No decorrer do filme, o espião Wiesler passa a fazer relatórios diários sobre a vida do autor e de sua companheira, porém, ele se envolve na história do casal. Isso faz com que o agente secreto mude sua forma de pensar sobre o regime e rever seus conceitos como cidadão e ser humano, então, ele começa a ter dúvidas em relação ao regime imposto e passa, discretamente, do lado contrário do Estado.

No decorrer do filme há vários acontecimentos, até que surge a possível certeza de que o casal Dreyman e Christa Maria é contra o regime político. Chega a um ponto em que a atriz trai a confiança do escritor abrindo o jogo para os espiões. A polícia secreta vai atrás de Dreyman, porém, sem levantar suspeitas, Wiesler salva a pele dele. Quando a polícia secreta chega à casa do casal, Christa não suporta a ideia de ter traído a confiança do namorado, e num momento de desespero e culpa se atira na frente de um caminhão, isso acontece quando os agentes estão prestes a desmascarar o dramaturgo. Então, como a policia secreta não consegue ter total certeza que o escritor é contra o comunismo, dão por encerradas as investigações.

Alguns anos após a queda do regime, o escritor Dreyman descobre que foi o centro de sérias investigações da polícia e vai procurar a parte oculta de sua própria vida. Ele descobre que o espião que fez de sua vida um livro aberto, no decorrer da investigação passou a concordar com suas ideias, sento assim, camuflando partes dos relatórios diários. Então, Dreyman escreve um livro dedicado a Gerd Wiesler e no momento em que Wiesler encontra o livro e descobre que o mesmo é dedicado a ele, se vê projetado naquelas páginas tendo a confirmação de sua real existência.

O filme A Vida dos Outros é um ótimo filme, fato que foi premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Entretanto, é uma trama cujas características têm profunda influência na vida dos cidadãos, e fica claro que qualquer contestação pública ou principalmente ao regime, não é permitida. Podendo-se notar claramente que o espaço e os valores externos são violados.

Na trama, evidencia a falta de privacidade, liberdade de expressão dos cidadãos. E no filme, essa democracia é tirada do casal. O objetivo da Stasi era eliminar qualquer pensamento ou atitude que fosse contra o Estado, expressa então, a falta de valorização do espaço, uma vez que a vida do casal é invadida pelo agente secreto e a equipe que deseja descobrir qualquer traição contra a Alemanha Oriental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com