TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo NEGOCIAÇÃO

Seminário: Passo NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Seminário  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

Esses processos de socialização começam desde a infância, por já entrarem em um meio social, fazendo assim que o individuo se adapte ao seu ciclo social, se introduzindo em um grupo social, através das características de personalidades em comum com os outros membros do grupo. Isto é começamos a ter noção de padrões sociais através das nossas famílias, todo o ensinamento, convívio com pessoas de vários comportamentos e ideais familiares, criando assim uma personalidade, não idêntica, mas com alguns detalhes em comum. Acontece na época da escola o mesmo, mas ai é quando percebesse uma mudança na personalidade do individuo, isto é a mescla dos ideais sociais familiares com o dos amigos.

Apesar de toda a influencias dos grupos sociais que o individuo pode receber isso não quer dizer exatamente que ele será exatamente igual aos outros, podendo assim juntar algumas características deles mas incorporando o seu próprio ideal, isto é criando uma personalidade única, com diferenças seja positivas ou negativas.

Um exemplo é na minha infância que sempre fiquei rodeado pelos meus familiares, pai, mãe, avós, avôs, tios e tias, e com isso fiquei meio restrito a essas pessoas, criei gostos semelhantes como a musica e certas coisas na tv. Mas sempre fui um garoto que questionava tudo, principalmente quando tinha sermões sobre bons costumes e o que é o certo para ser uma pessoa descente e com boa aparência. Na escola no inicio não tive muitos amigos, tinha vergonha por causa da minha aparência, era gordinho, mas com o tempo fui me encaixando em um grupo social, o grupo dos excluídos, isto é cada um tinha uma característica que não agradava a grande massa de alunos.

Com o passar do tempo, na minha adolescência praticamente, fui me soltando e conhecendo novas pessoas e mudando meu conceito sobre o mundo, comecei a criar personalidade mais forte e difícil de lidar, não aceitava muito as regras padrões da sociedade, como homem não pode usar brincos, não pode ter cabelos compridos, e que devia ser igual a todos os outros garotos da minha idade. Por fim acabei sendo tachado de garoto rebelde, por causa das minhas companhias, todos diferentes um do outro, mas com ideias semelhantes, sonhávamos em uma sociedade com um ideal sem preconceitos, que aceitassem as pessoas como elas gostavam de ser. Sempre achei a ideia de revolução um sonho, com heróis históricos, que lutavam por um ideal, e até mesmo nomeava heróis conterrâneos, principalmente músicos, que para falar a verdade nem eram da minha época e sim a dos meus pais, como Renato Russo e suas musicas de protestos e a revolta de algumas musica dos Titãs.

Tudo isso me fez o que sou hoje, mesmo sendo um tipo de rebelde para a maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com