TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Estratégico E Planejamento Estratégico

Trabalho Universitário: Pensamento Estratégico E Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Estratégico e Pensamento Estratégico

O Planejamento Estratégico, mais que um documento estático, deve ser visto como um instrumento dinâmico de gestão, que contém decisões antecipadas sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no cumprimento de sua missão.

Mas, à medida que a concorrência por mercados se intensificava e a mudança se difunde, uma única estratégia, englobando presente e futuro, não oferece mais a base para uma gestão eficaz das empresas no presente, muito menos para administrar a mudança.

Já o pensamento estratégico nada é do que um conjunto de ideias, desejos e intenções que exigem uma implementação para sua realização. Isso se dá através do planejamento estratégico propriamente dito.

Com isso, o planejamento estratégico vai se realizando e realiza também o pensamento estratégico.

De fato o planejamento estratégico só é seguido se todos na organização tiverem o pensamento estratégico apurado para dar consistência, ao longo prazo, a um sistema estratégico que seja tangível e coordenado, facilitando o controle do curso que será tomado pela gerencia da organização, gerando uma “cultura estratégica” dentro da organização.

Na verdade, estes dois assuntos do título representam momentos bem distintos no trabalho de planejar ações estratégicas dentro da organização.

Quando falamos em pensamento estratégico estamos pensando numa tarefa que é de responsabilidade exclusiva da alta administração da empresa e que objetiva prepará-la para o futuro. O pensamento estratégico nada mais faz do que refletir os desejos da alta administração no que diz respeito aonde ela quer que a empresa esteja dentro de um determinado tempo. E pensar hoje na empresa de amanhã.

Como o nome diz, é uma atividade estratégica, isto é, não tem nada de tático ou operacional nela. Trata-se no pensamento estratégico de definir para onde a empresa vai, mas não como chegar lá. Isso é responsabilidade do planejamento estratégico propriamente dito, realizado pelos níveis gerencial e operacional da empresa.

O pensamento estratégico é composto basicamente dos seguintes passos:

- definição do negócio da empresa (definição ampla e restrita);

- definição (ou revisão quando já existem) (dos valores da empresa, que nortearão as ações para a realização da Visão);

- definição da Missão e da Visão (esta última com data estabelecida para ser realizada);

- estabelecimento da vantagem competitiva da empresa (que irá diferencia-la

dos concorrentes).

Essas definições estratégicas só podem ser feitas mesmo pela alta administração, porque compete somente a ela dizer aonde ela quer que a empresa chegue.

O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica - Autor: Hernan E. Contreras Alday;

http://www.blogdogasparetto.com.br/planejamento-estrategico-ou-pensamento-estrategico - Autor: Eduardo Gasparetto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com