TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Sitemico

Trabalho Universitário: Pensamento Sitemico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Pensamento sistêmico nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas, segundo Peter Senge. É a disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

Complexidade

Complexidade são os problemas e variáveis presentes em uma situação, sendo que esta deve ser enfrentadas pelos administadores e pela organização

A complexidade corresponde à multiplicidade, ao entrelaçamento e à interacção contínua da infinidade de sistemas e de fenómenos que compõem o mundo, as sociedades humanas, a pessoa humana e todos os seres vivos. Não é possível reduzir a complexidade a explicações simplistas, a regras rígidas, a fórmulas simplificadoras ou a esquemas fechados. Ela só pode ser entendida e trabalhada por um sistema de pensamento aberto, abrangente e flexível Falar em pensamento sistêmico significa dizer que tudo depende de tudo, ou seja que tudo é complexo, sendo assim é de fundamental importância as pessoas entenderem e lidarem com a complexidade.A mesma é composta de diversas idéias interdependentes:

A ideia de complexidade está relacionada aos problemas e situações complexas, estas devem ser encaradas como produto de múltiplas causas e variáveis interdependentes

Quando as pessoas lidam com uma situação complexa elas tem que tratar esses problemas complexos como se fossem simples.

Na sociedade moderna aparecem problemas de natureza intrinsecamente

complexa, causados pela interação de diferentes fatores, que nas décadas anteriores

eram inexistentes, tais como: grandes concentrações urbanas, esgotamento de

recursos naturais, transportes, ecologia, educação, evolução tecnológica avançada,

catástrofes naturais ou causadas pelo homem, dentre outros. Tais aspectos

constituem a complexidade da situação contemporânea para os administradores das

organizações públicas e privadas, influenciando em suas decisões. Vale dizer que a

ferramenta para enfrentar a complexidade consiste no enfoque sistêmico, também

chamado de pensamento sistêmico. Esse novo pensamento possibilita entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos e oganizar soluções para problemas complexos.

Na sociedade moderna as organizações que mais enfrentam problemas muitos complexos são os portos e aeroportos, organizações multilaterais,como consórcios de empresas, prefeituras de grandes cidades, entrepostos de abastecimento cooperativas entre outras.

Capitulo 9

Ànalise e planejamento de sistemas

As organizações são sistemas formados por sistemas, que se juntam em sistema cada vez maiores.

Existem sistemas que não tem uma coordenação que engloba todos os componentes, por exemplo os de transportes e os órgãos de fiscalização e licenciamento.Outros sistemas foram criados deliberadamente como os grande aeroportos , os sistemas intermodais de transportes e os sistemas de produção e distribuição e serviçõs das grande organizações.

Todos os tipos de sistemas apresentam falhas, quando possui mal planejamento em alguns casos, ou quando entram em processo de degeneração. Eles estão integrados dentro de um ambiente, formado por outros sistemas que se organizam em sistemas cada vez maiores .

O ambiente de um sistema é um conjunto de elementos que não fazem parte do sistema,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com