TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Endosso de Celebridades Colcci

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.176 Palavras (17 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 17

ESCOLA SUPERIOR DE MARKETING E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PESQUISA DE MERCADO

PROFESSORA LILIANE ANTUNES ROHDE






PESQUISA DE MERCADO

ANÁLISE DO ENDOSSO DE CELEBRIDADES DA COLCCI




Marcelo Vianna






Porto Alegre, 12 de Maio de 2016 

ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO
  2. OBJETIVOS
  3. METODOLOGIA
  4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  7. ANEXOS

1.INTRODUÇÃO

O endosso de celebridades se dá quando uma marca utiliza a imagem de um famoso para representar sua marca, a fim de vender um produto ou serviço para alguém. É uma prática muito utilizada na comunicação por ser uma maneira da empresa colocar alguém com que a sociedade queira parecer.

Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar se a marca Colcci escolheu o perfil de celebridade de uma forma correta para endossar sua marca (Gisele Bündchen). Três objetivos foram traçados para conseguir fazer a analise do perfil da celebridade que representa a empresa:

  1. Entender o que a empresa espera do endosso;
  2. Investigar a influência da celebridade sobre a marca;
  3. Compreender como a marca reage quando há um problema com a celebridade (acontecimentos antiéticos que poderia trazer problemas para a imagem da empresa).

Analisando a importância do endosso, as organizações estão constantemente procurando formas de se diferenciar dos concorrentes, bem como sempre em busca de estratégias que auxiliem a destacar suas ofertas daqueles competidores, logicamente que, sob a percepção dos consumidores (GUMMESSON, 1994; LETELIER; FLORES; SPINOSA, 2003; GUPTA; GRANT; MELEWAR, 2008). Posto isto, pode-se perceber que uma celebridade é importante dentro de um mercado competitivo para o destaque de uma marca, ainda mais quando se trata de uma celebridade de tamanha importância quanto a Supermodelo Gisele Bündchen.

A Colcci utiliza a imagem de uma modelo que foi considerada uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo (Revista Forbes, 2013), trazendo para a empresa um ícone feminino para ser a referência. Trazendo uma figura de deste porte, a Colcci estabeleceu um vínculo com alguém que serve de exemplo para tantas outras no mundo. A imagem que a marca tenta trazer para si é a de que a mulher que está entre as 100 personalidades mais influentes do Brasil, eleita pela Revista Época, é a mesma de que qualquer pessoa possa utilizar as mesmas peças de roupas de uma supermodelo idealizada.

Para responder ao problema de pesquisa e os objetivos específicos, será feita uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, com os dados coletados por meio de entrevistas em profundidade baseadas em um questionário semi estruturado.

2.OBJETIVOS

Geral- Analisar se a marca Colcci escolheu o perfil de celebridade de uma forma correta para endossar sua marca.

Específicos-

Entender o que a empresa espera com o endosso

  1. Como surgiu a ideia de usar uma celebridade para divulgar a marca?

2- Como endosso contribui para o crescimento da marca?

3- Em qual ponto a marca chegou à conclusão que deveria adotar o endosso?

Vantagens e desvantagens do endosso

Investigar a influência de uma celebridade em uma marca.

  1. Como vocês escolheram a celebridade?
  2. Quais são os pontos importantes para a escolha da celebridade?
  3. Quais os fatores em que a celebridade participou que ajudaram no crescimento da marca?
  4. Como a celebridade influi nas estratégias da empresa? Na construção de marca? No conceito de comunicação Nos produtos?

Compreender como uma marca reage quando há um problema com a celebridade (acontecimentos antiéticos que poderiam trazer algum problema para a marca).

  1. O que seria uma conduta antiética da celebridade?
  2. Quando ocorre algum problema ético com a celebridade, qual a reação imediata da marca?A celebridade precisa retratar-se publicamente?
  3. Como isso afeta a imagem da marca?
  4. O quão prejudicial é para uma campanha?

3.METODOLOGIA

A metodologia  escolhida para analisar se a marca Colcci escolheu o perfil de celebridade de uma forma correta para endossar sua marca é do tipo qualitativa do tipo exploratória e descritiva, pois ao ser considerada um estudo de caso, segundo Yin (1981), é uma estratégia de pesquisa que busca examinar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto. Também de acordo com Yin (1981) “Um estudo de caso explanatório consiste em: a) uma tradução precisa dos fatos do caso; b) a consideração de explicações alternativas destes fatos; e c) uma conclusão baseada maquela explicação que parece ser a mais congruente com os fatos” (p. 61).

A técnica utilizada para a coleta de dados foi a de entrevistas em profundidade, onde o objetivo principal é entender o significado que os entrevistados atribuem a questões e situações em contextos que não foram estruturados anteriormente a partir de suposições do pesquisador. A entrevista é semi estruturada e foi construído um roteiro a partir dos objetivos definidos em relação ao estudo de caso definido.

4.APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Entender o que a empresa espera com o endosso.

Com a Colcci adotando a estratégia de endosso a modelo Gisele Bündchen passa a associar sua imagem à empresa de roupas brasileira, tendo o papel de uma impulsionadora. Segunda Aaker (2007) a marca impulsionadora, sua denominação e seu símbolo deverão possuir identidades sólidas e aparecer claramente na embalagem, no display do varejo e na cabeça do usuário. Dessa forma, a modelo passa a representar a Colcci e assim, passa a ser a “cara” da marca, ela estará impulsionando a venda da empresa do setor da moda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (268.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com