TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Mercado- Pim 4

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa de mercado

A Natura, apontada como uma das maiores empresas do mundo em vendas diretas, especializada no setor, começou o ano de 2016 com resultados negativos. A queda das vendas da empresa no primeiro trimestre do ano resultou num prejuízo de sessenta e nove milhões de reais. A alta do dólar, o aumento da carga tributária e a queda da produtividade das consultoras foram consequências do resultado, conforme matéria divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo em 28 de abril de 2016.

Motivados pela necessidade de uma melhor compreensão das razões da queda da produtividade das consultoras, desenvolveremos a seguir um plano de pesquisa de mercado, envolvendo consultoras da empresa para análise da eficiência e falhas da comunicação entre as partes envolvidas.

Visto a forte queda nas vendas, acreditamos ser justificável esta pesquisa, apesar dos custos envolvidos. A principio faremos a pesquisa exploratória, visando um melhor entendimento dos reais problemas enfrentados na comunicação entre empresa e consultoras.

Com os resultados obtidos através da pesquisa, problemas de comunicação poderão ser solucionados ou até novas oportunidades poderão ser identificadas, sempre com o intuito de melhoria na produtividade e consequente o aumento da lucratividade.

Apontaremos a sequência a ser seguida na elaboração da pesquisa como a: obtenção de dados primários, secundários, as metodologias de pesquisa, coleta de informações, análise e interpretação dos dados e elaboração de relatório final.

Fluxograma do projeto de pesquisa[pic 1]

Dados secundários

Para o levantamento dos dados secundários, através da pesquisa quantitativa analisaremos os seguintes dados dos envolvidos:

Faixa etária

Nível de escolaridade

Renda familiar

Tempo de atuação na empresa

Os dados das atendentes dos canais de comunicação serão obtidos com o setor de recursos humanos e os dados das consultoras com o setor responsável pelas consultoras.

Também foram obtidos dados secundários no site de reclamação Reclame Aqui, (www.reclameaqui.com.br), onde encontramos várias reclamações de consultoras que nos nortearam na elaboração do questionário da pesquisa qualitativa.

Dados primários

Os dados primários junto à equipe de atendentes serão obtidos através da pesquisa qualitativa, onde será aplicado um questionário com perguntas abertas. A amostra será selecionada através da amostragem aleatória simples, será realizado um sorteio entre todos os funcionários dos canais de atendimento, 20 atendentes serão entrevistadas. O entrevistador deverá ser do mesmo sexo, com idade similar a maioria das entrevistadas e com ampla experiência na função. A Segue abaixo o questionário a ser respondido:

1) Os treinamentos de capacitação são realizados com qual frequência?

2) As perguntas e reclamações enviadas pelas consultoras são de fácil compreensão?

3) Com relação aos pedidos feitos, todos são entregues integralmente?

4) Caso não tenham sido entregues, a empresa entra em contato com a consultora informando o motivo da falta do produto?

5) Os e-mails enviados pelas consultoras com reclamações e dúvidas são respondidos em quanto tempo?

6) Cite 2 fatores que comprometem o atendimento, quer seja online ou por telefone?

7) Vocês se sentem preparadas para lidarem com situações de estresse alto no atendimento?

8) Os treinamentos incluem capacitação psicológica?

9) Os treinamentos de capacitação são de fácil compreensão?

10) Os treinamentos abrangem todas as situações vividas na prática?

Os dados primários da equipe de consultoras também serão de caráter exploratório, de natureza qualitativa, obtido pela metodologia de grupo de foco conforme o planejamento a seguir:

Planejamento do grupo de foco de consultoras.

O objetivo para a formação dos grupos de foco com consultoras de venda, será entender como a comunicação da empresa junto as consultoras acontece de fato, o quanto das informações passadas são realmente compreendidas por ambos os lados e qual o nível de motivação gerado nesse relacionamento entre a empresa e consultoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com