TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de pesquisa acadêmica PIM 6

Por:   •  18/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE PROCESSOS

GERENCIAIS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII

JOGOS EMPRESARIAIS

2014

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE PROCESSOS

GERENCIAIS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII

JOGOS EMPRESARIAIS

ARIADINEY FERREIRA - RA: 1324007

CARLOS EDUARDO B. BRANDÃO - RA: 1304211

CRISTINA GOMES BRITO - RA: 1323495

DENISE SILVA COSME - RA: 1310477

DILENE MARIA ROSIK - RA: 1308929

LARYSSA JUNDI BORGES VANNUCCI - RA: 1319627

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

2014

“O saber que não vem da experiência não é realmente saber”.

(Lev Vygotsky)


1. Justifique(m) como ponto de partida a região escolhida para atuar. Faça(m) as considerações positivas e negativas sobre esse cenário para o negócio. Por meio dessa escolha, qual vantagem competitiva foi estabelecida como objetivo para ser explorada?

Essas diferentes características das regiões podem significar diferentes sensibilidades dos consumidores aos instrumentos de marketing. Portanto, a política de marketing da empresa (preço, propaganda, equipe de vendas e qualidade do produto) pode ser diferente para cada região.

Inicialmente analisamos todas as regiões, desenvolvemos fluxos de caixa fictícios e projetamos alguns cenários para avaliar fatores como sazonalidade e despesas de transporte. Optamos pela Região 3 devido à demanda alta, setor com alta sazonalidade e público alvo de classe mais baixa, consequentemente com pouca exigência do setor.

Estabelecemos como vantagem competitiva oferecer um produto de qualidade a um preço competitivo e para construir essa vantagem utilizaríamos técnicas de produção com baixo custo e ausência de frete para entregas na região.

2. Analise(m) os pontos positivos e negativos das regiões concorrentes e pondere(m) sobre quais poderiam ser as vantagens competitivas a serem exploradas nas outras regiões.

Com relação às regiões concorrentes, analisamos que:

● Região 1 – Vantagens: Maior renda per capita, menor sazonalidade, menor densidade demográfica. Desvantagens: Maior necessidade de investimento em qualidade, demanda relativamente baixa em relação às outras áreas, consumidores menos sensíveis aos instrumentos de marketing e maior exigência no nível do produto e valor agregado;

● Região 2 – Vantagens: Menor custo de transporte do sistema, necessidade de investimentos em qualidade mediana. Desvantagens: Dificuldade em mensurar o nível de serviço e demanda instável.

        As regiões concorrentes poderiam ter apresentado as seguintes vantagens competitivas:

● Região 1 – Possibilidade de vender por um preço maior do que nas outras regiões (Lucrar mais, vendendo menos) e pouca necessidade de ajuste de demanda, visto que a área apresenta uma sazonalidade baixa;

● Região 2 – Possuía o menor custo de transporte do sistema, sendo ideal para quem queria distribuir as vendas entre as outras regiões. Assim com na Região 3, possuía consumidores sensíveis a preço, podendo ser aplicada uma estratégia competitiva de custo.

3. Na definição da visão, foram feitas escolhas de lideranças, ou por lucratividade ou faturamento. As ações registradas nas rodadas atenderam essas premissas? Responda(m), analisando pontos como: preço de venda, investimento em propaganda, escolha da região e tamanho da empresa.

As ações registradas atenderam parcialmente essas premissas. Optamos por trabalhar com maior peso em “Lucratividade Acumulada nas Vendas”, seguido por “Faturamento Acumulado”, e “Patrimônio Líquido Acumulado”. Os pesos foram decididos de acordo com a estratégia inicial que previa trabalhar com grandes volumes de vendas a um preço competitivo e sem endividamento.

A escolha da Região 3 para instalação da fábrica foi primordial para que essa estratégia se desenvolvesse, pois é a região onde obteríamos maior volume de vendas e sem custo de frete, uma vantagem importante para oferecer melhores preços em uma região de baixa renda.

O tamanho da fábrica também foi definido de acordo com a estratégia. Inicialmente pretendíamos iniciar as atividades com 20.000 unidades, mas após realizarmos cálculos financeiros e a projeção dos custos, optamos por uma produção inicial de 10.000 unidades, com aumento gradativo, conforme a demanda e o resultado das vendas, evitando desta forma o endividamento na fase de implantação. As expansões da fábrica foram modestas e chegamos ao final com uma produção de 17.000 unidades, produção insuficiente para atender toda a demanda.

Com relação ao preço, optamos por diferenciar o preço de venda por região, considerando a renda per capita de cada uma e as diferenças de frete.

Os investimentos em propaganda foram distribuídos levando em conta o peso de cada região, priorizando a região 3, que recebeu 50% do nosso capital de propaganda, e os outros 50% divididos igualmente entre as outras duas regiões.

Com o decorrer das rodadas, percebemos a importância de estar sempre atento ao mercado para manter os objetivos traçados, e que qualquer falha ou oscilação, podem alterar todo o planejamento da empresa.

4. Justifique(m) a política de preço e propaganda por região.

        A política de preço adotada baseou-se inicialmente nas pesquisas do mercado consumidor sobre o valor percebido pelo cliente, na diferença de renda por região, no custo de frete e na expectativa de lucro obtido. Desta forma chegamos a um preço diferenciado por região, com valores competitivos comparados aos nossos concorrentes e que nos possibilitasse obter boas margens de lucro.

Com a diferenciação de preços, além do fator da diferença de custos do frete, visamos atender as necessidades de preço da Região 3, que possuía renda per capita mais baixa, e manter valores que pudessem ser percebidos como nível de qualidade. Na região 2, a política de preços seguiu pela média, justamente por ser uma região com renda equilibrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com