TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de marketing

Tese: Pesquisa de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  4.262 Palavras (18 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 18

1-Pesquisa de Mercado

1.1-Microsoft Corporation (NASDAQ: MSFT) é uma empresa multinacional de tecnologia informática dos Estados Unidos da América, que desenvolve e fabrica licenças e suporta uma ampla gama de produtos software para dispositivos de computador. Emprega cerca de 89 mil pessoas em 105 países e as suas receitas foram de cerca de 51,12 bilhões de dólares americanos em 2007.Foi fundada a 4 de Abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen[6] cujo objetivo é desenvolver e comercializar interpretadores da linguagem BASIC. Hoje é uma das empresas de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo. E eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como a nona melhor empresa para se trabalhar no Brasil. Seu nome deriva das palavras Microcomputer (em português, Microcomputador) e Software.Empresa líder mundial em softwares para computadores pessoais e empresariais, fundada, em 1975, por Willian (Bill) H. Gates III e Paul Allen.

A Pesquisa de Mercado tem como conceito identificar e solucionar problemas. Portanto, para aplicar na MICROSOFT este conceito, acredito que deve ser feita uma pesquisa de mercado entre seus clientes, os quais estão sentindo mais dificuldade na aceitação de novos produtos, mostrando a eles as inovações em tecnologia com novos equipamentos, a questão é, promover rentabilidade na economia de sua mão-de-obra e seus lucros. Com isso, mantê-los como clientes e parceiros, com um melhor padrão, sem se preocupar em perdê-los para a concorrência. Assim sendo,dentre as opções, a Microsoft pode dispor de uma estratégia de marketing dirigida especificamente ao público corporativo, apresentando um produto com atributos que alavanquem a produtividade do público em questão, e utilizar também preços mais baixos que os concorrentes ou apresentar um portfólio com maiores ofertas de aplicativos, de modo que seu produto seja diferenciado, adequando-se às exigências do mundo corporativo, mas também interessante para os demais segmentos do mercado.

Ao alçar dados estatísticos que demonstrem que há mudanças de comportamento em função do desenvolvimento de uma nova tecnologia, e entenderem que o mercado está em constante evolução que as corporações precisam se adequar a tais mudanças, para se destacarem e obter maiores e melhores resultados.

2-Marketing

2.1- Devido o atraso que teve para reagir ao advento do iPhone e Android, que apresentou uma nova interface e aplicativos que impulsionaram a aquisição dos smartphones. Esse crescimento explosivo foi o motivo de reação para a Microsoft, e essa foi uma falha, que culminou na menor preferência pelos aparelhos com o sistema operacional Windows. Embora a reação tenha apresentado ao mercado um sistema operacional competitivo, a falta de aplicativos ainda é um dos principais gargalos para ser resolvido pela Microsoft.

Na realidade não foi o que faltou, mas o seu principal problema foi que esta não modernizou seu sistema de código binário e devida a isto durante muito tempo ocorria o chamado problema do bug da tela azul em que o Windows dava pau e travava tudo o que estava sendo feito pela máquina. Além disso a Microsoft acabou perdendo e não focando em conceitos como estética e programas exclusivos para o Windows o que também contribuiu para seu atraso.

Mesmo que á Microsoft nunca tenha deixado de ser bem desenvolvida. O meio da tecnologia da informação requer um esforço esplêndido dia após dia e a concorrência investiu brutalmente e a Microsoft talvez tenha relaxado na organização de novos meios atrativos em nossa era. . É porque houve uma falha administrativa, a qual ele denomina “miopia em marketing”. No caso da Microsoft, o que faltou foi uma estratégia de mudança gradual, de modo que os seus principais clientes tivessem tempo para compreender as mudanças e assim se adequarem às exigências da competitividade do mercado.

Confiar no seu potencial de tecnologia, investimento na inovação de novos equipamentos, produtos e serviços, ampliar a linha de novos clientes, além de manter sua linha de clientes já existente, se tornando seguro para enfrentar a competitividade de seus concorrentes.

3.1-Segundo a American Marketing Association (AMA), “marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É o processo de planejamento e execução da criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e/ou serviços, com vistas a criar os intercâmbios que irão satisfazer as necessidades dos indivíduos e organizações”. Por sua vez, Drucker prefere definir o marketing de um modo mais direta, embora bem mais ampla e pouco clara: “marketing é todo o empreendimento considerado do ponto-de-vista do consumidor”. Para McCarthy, “marketing é um processo social que dirige o fluxo dos bens e serviços dos produtores para os consumidores, de maneira a equilibrar efetivamente a oferta e a procura, a fim de alcançar os objetivos da sociedade”.

Na definição proposta por Kotler um dos mais brilhantes e conceituados teóricos do marketing, nos Estados Unidos, “marketing é a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas e projetos formulados com o objetivo explícito de propiciar trocas voluntárias de valores com o mercado–alvo, com o propósito de atingir objetivos operacionais concretos”. Assim sendo, para a elaboração e execução de um plano de marketing, há que se levar em consideração as diferentes necessidades, expectativas e desejos do(s) mercado(s) em que se pretende atuar, além do uso efetivo das técnicas de estabelecimento de preço, comunicação e distribuição, para informar, motivar e servir aos respectivos mercados. Outras definições ainda poderiam ser transcritas sem, no entanto, acrescentar novos conteúdos ao conceito clássico de marketing. Marketing é atuar no mercado, com toda a sua dinâmica e compreendido em suas diversas variáveis inter-relacionadas umas às outras. Para eles, o marketing social é um dos novos desenvolvimentos promissores, pelos quais se espera aumentar a eficácia de agentes sociais de mudança, no sentido de proporcionar as mudanças sociais desejadas. Diversos outros autores defendem aplicação, na área social, dos princípios de marketing utilizados pelas empresas com fins de lucro. Em resumo, recomendam que as organizações do Terceiro Setor incorporem a seus quadros um profissional de marketing que identifique os mercados em que a organização atua, os seus públicos-alvo e os respectivos segmentos; que busquem analisar e conhecer o comportamento da população que se pretende atingir; estabelecer o posicionamento que a causa social a ser promovida deverá ter na mente do adotante;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com