TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de marketing

Projeto de pesquisa: Pesquisa de marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Pesquisa de Mercado.............................................................................................4

2.1.1 Marketing.............................................................................................................5

2.1.1.1 Negociação.......................................................................................................8

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..... ....................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir visa nos apresentar problemas vividos, pela maioria das grandes empresas. E através de informações coletadas, vamos tentar encontrar soluções para tentarmos resolver esses problemas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DE MERCADO

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia ter fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

A empresa deveria apostar no mercado dos dispositivos móveis, que cresce a cada dia mais, mesmo sendo líder do mercado, a Microsoft foi lenta na tomada de decisões, mesmo o tendo sistema operacional Windows Phone.

A empresa tenta agora recuperar o tempo perdido com a parceria com a Nokia, mesmo assim os resultados ainda não são como o esperado.

Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para atrás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Houve demora no planejamento de novos produtos, para o mercado atual, uma vez que a empresa estava focada no seu público alvo que era o mercado corporativo, onde se tem maior dificuldades em aceitar mudanças.

A empresa poderia ter usado vários tipos de pesquisas, acredito que no caso da Microsoft um tipo de pesquisa que se adaptaria bem a organização é a pesquisa exploratória onde se busca constatar algo num organismo que não está mito bom, deve-se conhecer melhor o problema, compreender fatos, classificar conceitos, e daí então criar um projeto visando o novo mercado, onde os consumidores são mais perceptivos. Faltou um pouco de dinamismo de fazer com que a ameaça se transformasse em oportunidade.

2.1.1 MARKETING

Um dos conceitos de Marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

Conceito Análise da Concorrência. Estar atento aos concorrentes. Qualquer que seja o tamanho da empresa, deve-se saber que sempre existirão concorrentes no mercado, independente do seu tamanho, localização e poder, mas sempre há brechas que podem pegar a todos desprevenidos, como a evolução tecnológica muito elevada, um novo concorrente que entra no mercado após algum tempo e que fixou suas bases estratégicas no conhecimento dos pontos fracos conhecidos e estudados com muita cautela e dedicação.

Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

É um conjunto de atributos tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção para o atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

No caso do computador, podemos considerá-lo um bem físico, um produto ampliado, pois além de ter características, estilo, qualidade, marca e embalagem, acompanha diversos serviços, dentre eles: garantia, instalação, manutenção, entrega e outros.

Fale sobre quais são os componentes do Mix de Comunicação e defina cada um deles.

O Mix de Comunicação é composto por seis formas de comunicação. São eles:

Propaganda: É qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocionador identificado.

Objetivos da propaganda: tornar conhecido um produto, um serviço ou uma empresa. Seu objetivo é despertar na massa consumidora, o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante.

Principais ferramentas da propaganda:

Mídia Eletrônica ( tv, rádio, cinema)

Mídia impressa (jornais e revistas).

Mídia Externa (outdoor, painéis)

Mídia alternativa (busdoor, envelopamento prédio, banheiro e etc)

Relações Públicas: Função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e aceitação pública. O trabalho de relações públicas é geralmente desempenhado por uma empresa de assessoria de empresa ou pelo departamento de comunicação da empresa.

Principais ferramentas: Publicações, Release-Press-Release, Notas, Sugestões de Pautas, Press Kit, Ações Sociais.

Venda Pessoal: Interação pessoal, diálogo vendedor (empresa x consumidor), customização, número limitado de pessoas, programa pós venda.

Marketing Direto: Ferramenta direta da comunicação que procura atingir o consumidor de forma específica, direta e interativa, de maneira inovadora, para obter uma resposta mensurável ou uma transação em qualquer localização.

Principais ferramentas: Mala direta, Catálogo/Encartes, Telemarketing, E-mail Marketing.

Eventos: São uma eficiente forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com