TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de marketing

Seminário: Pesquisa de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Seminário  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

A pesquisa de marketing evoluiu e ganhou importância à medida que o conceito de marketing evoluiu, principalmente com a adoção, pelas empresas, da orientação filosófica para o consumidor.

A primeira pesquisa, segundo Eaton e Harrison (1930), ocorreu em Londres, em 1840. Nessa pesquisa dois pesquisadores visitaram dois bairros operários e procederam a várias entrevistas, em diversas residências. Tinham por objetivo levantar dados sobre as condições de vida e moradia desses trabalhadores.

Durante o período de 1900 a 1930, nos EUA, o interesse da administração das empresas estava voltado principalmente para as atividades de produção, "como produzir mais e mais barato". É a época da produção em massa de produtos extremamente padronizados. Na década de 30, o interesse da administração volta-se para a distribuição, há a necessidade de aprimorar os canais de distribuição para poder se escoar os produtos que então são produzidos em massa. Somente a partir de 1940 é que a administração começa a dar atenção para as necessidades e desejos do consumidor e, paralelamente, cresce o interesse pela pesquisa de marketing, apesar dele ter tido sua origem no século passado.

O período que vai de 1910 a 1920 é reconhecido como início formal da pesquisa em marketing, apesar de que uma outra pessoa ou instituição dela fizeram uso antes de 1910.

A mudança da prática das empresas para o conceito de marketing reflete na mudança da ênfase de "pesquisa de mercado" para "pesquisa de marketing". A pesquisa de marketing envolve todas as fontes de interesse do marketing, incluindo o foco da pesquisa de mercado, que são as análises de mercado. A pesquisa de marketing exige um envolvimento muito grande entre os pesquisadores executivos do ramo, no sentido de trabalharem de forma a obter as informações necessárias e corretas para então ajudá-los no processo de decisão.

Função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing, por meio de informações - estas usadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing. Gerar, refinar e avaliar ações de marketing, monitorar o desempenho do marketing e melhorar o seu entendimento como processo.

A pesquisa de marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e idéias, e ao marketing como área de conhecimento de administração. (MATTAR, 1996)

O exercício da administração de marketing compreende a tomada de decisões que envolve as 5 funções administrativas:

planejamento

controle

organização

execução

direção

Segundo Nickels & Wood (1999, p.86), as principais finalidades da pesquisa de marketing são:

Analisar consumidores, suas necessidades e seu nível de satisfação;

Analisar mercados e oportunidades;

Analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com